62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE PELE DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA.
Jaison Eduvirgem dos Santos 1
Erisvaldo Alves de Souza 1
Hailton Brito da Silva 1
Simone Rodrigues Almeida 1
Bárbara Conceição Brava Novaes 1
Iane Paula Rêgo Cunha 1
1. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA/IESMA
INTRODUÇÃO:

A taxidermia a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. A técnica consiste basicamente em retirar todo ou o maximo de tecido muscular e alguns ossos, deixando a pele livre. através da técnica de dissecação com o auxilio de alguns reagentes.  A técnica de taxidermia das peles proposta por Procta e Lynck (1993). Animais texidermizados são frequentemente utilizados em aulas de zoologia, aulas de educação ambiental e fazem parte de coleções e de acervos didáticos. Estes acervos possibilitam, aos alunos, a observação e o manuseio de uma infinidade de materiais aos quais, raramente, se tênia acesso longe da natureza. O objetivo deste trabalho foi trabalhar a utilização de peles de animais taxidermizados como recurso didático-pedagógico na realização de aulas práticas de zoologia.

METODOLOGIA:

Foram realizadas aulas teóricas e praticas para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Nestas aulas avaliava-se o quanto os alunos aprendiam numa relação entre teoria e prática, com a utilização de peles de animais taxidermizados. Ao final de todas as aulas era lançado um questionário de perguntas relacionado ao conteúdo ministrado, e nestas questionava-se a satisfação pela aula ministrada. Através do questionário notou-se a preferência pela prática e maior assimilação do conteúdo das práticas, já que, o maior numero de acerto foi das questões relacionadas às praticas, sendo que o questionário trazia perguntas simples e diretas. As peles dos animais foram doadas pelo IBAMA e já vieram identificadas, sendo 12(doze) pássaros e 02(dois) mamíferos. Todas as peles estão depositadas na coleção do espaço ciência do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA/IESMA.

RESULTADOS:

Os resultados foram satisfatórios, pois com o auxilio das peças foi possível trabalhar de forma mais eficiente o conteúdo de zoologia. Após a aplicação de questionários, pudemos perceber que a utilização das peças taxidermizadas otimizaram a fixação dos conteúdos ministrados. As informações passadas aos alunos em aula ajudam na conscientização e preservação ambiental, já que na cidade não há zoológicos ou parques ambientais e este espaço é o único lugar em que eles têm a oportunidade de entrar em contato com alguns animais silvestres. Os animais estão à disposição dos alunos das escolas públicas, mediante a apresentação de ofícios e agendamento prévio junto à coordenação do curso de Ciências Biológicas.

CONCLUSÃO:

A utilização de pele de animais taxidermizados tem se mostrado um excelente aliado no ensino de biologia, pois através deste têm-se alcançado os objetivos esperados no campo de educação e preservação ambiental, já que todos os dias há varias transgressões ao meio ambiente, através dos animais empalhados tem se conscientizado varias crianças e adultos, de que devemos preservar o meio ambiente e cuidar para que estes animais não desapareçam do seu habitat natural.

Palavras-chave: taxidermia, coleção, prática.