62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
O ESTRANHO EXPRESSO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA: UMA ANÁLISE DO CONTO "O BÚFALO"
Flávia Rodrigues de Melo 1
Antonia Marly Moura da Silva 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende analisar a construção da identidade no conto "O Búfalo" integrante da obra Laços de Família (1960) de Clarice Lispector. O propósito é destacar o efeito de estranhamento como elemento necessário para o reconhecimento do outro, resgatando, assim, o Mito de Narciso.
METODOLOGIA:
No conto, numa visita ao zoológico a personagem central vivencia um processo de negação e estranhamento indispensáveis para a construção de sua identidade. Após o rompimento de uma relação amorosa, a personagem feminina busca, nesse ambiente, espelhando-se nos machos enjaulados, maneiras de como odiar o outro, sobretudo, a espécie humana. É no ato contemplativo com um Búfalo, observando a estranheza daquele bicho, que a mulher passa a compreender o outro, pois ela se vê refletida naquele animal. O estranho ocorre não só na representação física do animal, mas na crença de que o bicho macho é o repositório do ódio, o sentimento que não é inerente à figura feminina, comumente considerada como amorosa e maternal.
RESULTADOS:
É com base nesse viés temático que em nossa leitura procuramos observar, através da metáfora do búfalo, como se caracteriza a "nova identidade" da personagem feminina e como ocorre a construção do duplo. Tomaremos como referencial teórico os postulados de Zolin (2003) sobre o legado de Clarice Lispector no que se refere a ruptura com os valores patriarcais que caracterizam a fase feminina. Acrescente-se também que serão oportunos os estudos de ROSEMBAUM (2002) e NUNES (1995) sobre a obra clariceana, bem como os conceitos de FREUD (1990), ROSSET (2008) e MELO (2000) sobre o estranho e o duplo, respectivamente.
CONCLUSÃO:
Por fim, pretendemos demonstrar que, no processo de construção da identidade feminina, a autora reproduz e questiona valores ligados a identidade e alteridade.
Palavras-chave: Clarice Lispector, "O Búfalo", Identidade feminina.