62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS CAPS I DE CURRAIS NOVOS/RN E CAPS II OESTE DE NATAL/RN
Blenda Carine Dantas de Medeiros 1
Daniele de Souza Paulino 1
Yasmin Makhamid Makhamed 1
Heloísa Karmelina Carvalho de Sousa 2
Hannia Roberta Rodrigues Paiva da Rocha 2
João Carlos Alchieri 3
1. Departamento de Psicologia / UFRN
2. Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia / UFRN
3. Prof. Dr./Orientador, Departamento de Psicologia / UFRN
INTRODUÇÃO:
O Processo de Reforma Psiquiátrica brasileiro acarretou no surgimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com o objetivo de reabilitação social de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes; de serviços de referência para o atendimento destes usuários, em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo. A Portaria MS/SAS nº 224, de 1992, estabelece modalidades desses serviços, quais sejam CAPS I, CAPS II, CAPS III, de acordo com seu porte e complexidade e com a abrangência populacional do município em que funcionam, além de unidades voltadas para acolhimento de alcoolistas e drogadictos (CAPSad) e menores de 18 anos (CAPSi). Em Natal/RN funcionam atualmente cinco CAPS (CAPS II Oeste, CAPS II Leste, CAPSad Leste, CAPSad Norte e CAPSi) e em Currais Novos, interior do estado, funciona um CAPS I. Diante desse panorama, a presente pesquisa objetiva caracterizar e comparar os usuários dos CAPS Oeste em Natal e do CAPS Currais Novos. Tal estudo permite conhecer o público destas unidades, possibilitando atitudes mais efetivas das equipes de trabalho ou, ainda, norteando estudos para identificação de grupos de risco, além de apontar direcionamentos àqueles que pretendam explorar esses locais como parte de suas pesquisas.
METODOLOGIA:
Para o estudo, foram abordados 18 usuários do CAPS de Currais Novos e 17 do CAPS II Oeste de Natal. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e responderam a um questionário sócio-demográfico, em momentos que não interferissem em suas atividades no serviço de atendimento. O referido questionário elaborado para esse estudo abordava questões como: idade do sujeito, sexo, escolaridade, estado civil, profissão, se já foi indicado para algum tipo de tratamento psicológico, se já fez tratamento psicológico, se fez ou faz uso de medicamentos prescritos e se já fez ou ainda faz uso de drogas ilícitas.
RESULTADOS:
As amostras dos dois CAPS variaram quanto à distribuição por sexo (70,5% de homens em Natal e 66,7% de mulheres em Currais Novos), com idade média de 40,8 anos para a unidade da capital e 43,7 anos na unidade do interior. As amostras apresentaram-se semelhantes quanto à escolaridade, tendo a maioria dos usuários ou ensino fundamental incompleto ou ensino médio completo (55,5% e 27,7%, respectivamente, para o CAPS do interior, e 52,9% e 23,5% para o da capital). Também foi verificada semelhança significativa quanto ao uso de medicamentos prescritos e ao acompanhamento psicológico, com respostas positivas para as duas questões por parte da maioria de ambos os serviços. Com relação ao estado civil, as amostras variaram, sendo a do CAPS Oeste de Natal majoritariamente solteira (88,2%) e a do CAPS de Currais Novos mais bem distribuída, com 8 usuários declarando-se solteiros e 8 casados - apresentando a mesma porcentagem (44,45% cada) - e 2 divorciados (11,1%). No âmbito das ocupações profissionais houve grande variação nas respostas em ambos os CAPS, sendo, no entanto, mais freqüente no CAPS Oeste, a opção desempregado (41,1%) e no CAPS de Currais Novos o envolvimento em atividades do lar (33,3%), o que pode refletir a realidade dos municípios em que cada CAPS se encontra.
CONCLUSÃO:

Diante do exposto, pode-se inferir que os perfis dos usuários dos CAPS convergem em termos de faixa etária, escolaridade, acompanhamento psicológico e no uso de medicamentos. No entanto, divergem em distribuição quantitativa de homens e mulheres, quanto a estado civil e profissões exercidas. A partir do estudo, pode-se traçar o perfil do usuário de cada serviço de atendimento, o que possibilita o entendimento da demanda que cada CAPS recebe e suas reais necessidades, visando o estabelecimento de atividades mais eficazes pela equipe de trabalho e ações em busca de políticas públicas mais efetivas, no sentido de melhorias na prestação dos serviços, que garantam o tratamento adequado e digno às pessoas com transtornos mentais.

Palavras-chave: Perfil sócio-demográfico, CAPS I Currais Novos, CAPS II Natal.