62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
"PARCERIA PERFEITA PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA: NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA"
ODILON CONCEIÇÃO CUTI 1
ANDREIA DA CONCEIÇÃO CUTI 1
ALINE DE FÁTIMA LAGO GARLET 1
VERA REGINA PONTRÉMOLI COSTA 1
MARCO AURÉLIO ACOSTA 1
JOSÉ FRANCISCO SILVA DIAS 1, 2
1. UFSM
2. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:

A nutrição junto à atividade física tem como objetivo promover saúde, adequar o funcionamento dos processos metabólicos ligados ao exercício, retardar a fadiga, auxiliar na recuperação de lesões ou traumas, reduzir o tempo de recuperação dos estoques de energia e promover o aumento da massa muscular. Os objetivos foram: analisar o conhecimento dos participantes da pesquisa sobre Alimentação Saudável; Verificar se existe influência da atividade física e alimentação na Qualidade de Vida de indivíduos integrantes de Projetos da Extensão do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) da cidade de Santa Maria-RS. Através da avaliação nutricional, que é um processo fundamental, mas complexo, é possível a identificação dos fatores que contribuem para tal diagnóstico, e dos indivíduos em risco nutricional aumentado para danos à sua saúde, permitindo estabelecer programas de intervenção com o objetivo de reduzi-los (SAMPAIO, 2004; CAMPOS et al., 2006). Além disso, justifica-se, pois, de uma forma geral encontramos poucas publicações relacionados a este tema com indivíduos de meia-idade e idosos. Sendo assim, nossa intenção é quantificarmos e qualificarmos estes dados.

METODOLOGIA:

O trabalho foi constituído de 33 participantes de ambos os sexos que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), conforme modelo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM (CEP). Foram definidas as variáveis através de uma abordagem quantitativo-qualitativa, método exploratório. Para avaliação da Nutrição e Qualidade de Vida utilizou-se dois instrumentos com dados pessoais e anamnese alimentar. Para o cálculo amostral de pesquisa em ciências da saúde conforme o LABORATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA E ESTATÍSTICA (LEE) utilizou-se os seguintes dados: população: 120. Erro amostral tolerável: 5%. Percentual máximo: 97%. Amostra necessária: 33 indivíduos, com idade a partir de 40 anos. A aplicação deu-se de forma individual nas dependências das Piscinas Térmicas onde o projeto é desenvolvido. O período compreende os meses de junho/ dezembro de 2009. Os instrumentos foram aplicados em duas fases (PRÉ e PÓS-TESTE). Realizaram-se encontros onde foi ministrada uma palestra conceituando sobre a obtenção de uma alimentação saudável, e mostrando a importância das refeições para um bom condicionamento físico e bom desempenho nas atividades desenvolvidas.

RESULTADOS:

Compararam-se os dados obtidos no PRÉ-TESTE com o PÓS-TESTE, havendo uma evolução significativa de melhora na saúde e qualidade de vida. Observou-se na fase pós teste que os participantes adquiriram bom conhecimento sobre alimentos saudáveis, que relataram ser: verduras, legumes, frutas, cereais, carnes, leite e derivados. Relataram que procuram realizar de quatro a cinco refeições diárias. A maioria dos indivíduos alimenta-se em sua própria casa, e alguns freqüentam restaurantes. Na prática de atividade física, os indivíduos relataram que além da hidroginástica postural, realizam caminhados (2/3 vezes na semana), musculação e alongamento. Informaram que não deixam de se alimentar antes e depois da atividade física. Na avaliação da qualidade de vida, responderam que, apesar das limitações em função de algias relacionadas à coluna vertebral, e outros fatores relacionados procuram desempenhar as atividades diárias de forma eficaz, disponibilizando tempo para o lazer. Atuam neste projeto acadêmicos e profissionais de diversas áreas, o que vêm a demonstrar que apesar de desafios enfrentados a interdisciplinaridade é um instrumento para a intensificação dos conceitos norteadores de nossos objetivos.

CONCLUSÃO:

Os avaliados na fase pré-teste, afirmaram ter pouco conhecimento sobre alimentação saudável. Durante a palestra, adquiriram conceitos que foram confirmados na fase pós-teste sobre como alimentar-se corretamente e muitos descreveram a sua mudança nos hábitos alimentares quando foram novamente questionados. Em relação à prática de atividade física, os participantes, em sua maioria, referiram que sua participação há algum tempo na hidroginástica postural, proporcionou que obtivessem diminuição da quantidade e duração das algias que possuem, proporcionando uma melhora significativa em sua qualidade de vida, assegurando que a atividade física aliada à alimentação saudável são ferramentas indispensáveis no tratamento desses indivíduos. Este trabalho justifica-se, pelo interesse de participação demonstrado pelo público envolvido, e por encontrarmos poucas publicações relacionadas ao tema com indivíduos de meia-idade e idosos. Portanto, com sensibilidade e participação de profissionais da saúde, é possível realizar grandes mudanças. Há uma necessidade urgente da aplicação de programas que incentivem um estilo de vida mais ativo e com mudanças comportamentais relacionadas à alimentação e a prática de atividade física, proporcionando um futuro promissor com saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave: Nutrição e Atividade Física, Qualidade de vida em adultos, Alimentação saudável.