62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
EFEITO DE TRATAMENTOS PARA QUEBRA DE DORMÊNCIA NA GERMINAÇÃO DE Cnidoscolus phyllacanthus EM SISTEMA DE ROLO SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ÁGUA.
Priscila Daniele Fernandes Bezerra 1
Diego de Lima Freire 2
Yugo Lima Melo 2
Maraísa Costa Ferreira 2
Cristiane Elizabeth Costa de Macedo 3
Juliana Espada Lichston 4
1. Mestranda PRODEMA/Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia/UFRN
2. Depto. de Biologia Celular e Genética/UFRN
3. Profa. Dra. Orientadora/Depto. de Biologia Celular e Genética
4. Profa. Dra. Orientadora/Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia
INTRODUÇÃO:
A faveleira (Cnidoscolus phyllacanthus) é uma euforbiácea arbórea, resistente a seca e de grande importância para o semiárido, pois, por apresentar elevado teor de óleo em suas sementes, cerca de 50 a 70%, esta oleaginosa poderá tornar-se uma alternativa sustentável para produção racional de biodiesel, melhorando a situação socioeconômica dos pequenos produtores rurais através da inserção de uma espécie nativa na cadeia produtiva desta região. Certas espécies florestais retardam a germinação de suas sementes através do processo de dormência até que as condições para seu desenvolvimento estejam adequadas. A faveleira é uma espécie que apresenta dormência tegumentar, podendo ser necessário o uso de tratamentos que favoreçam a sua quebra. Entre os tratamentos utilizados com sucesso para superação dessa dormência em espécies florestais, destacam-se as escarificações mecânica e química, além da imersão das sementes em água. Diante da importância socioeconômica da espécie para o desenvolvimento do semiárido brasileiro, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tratamentos sobre a dormência em sementes de faveleira e determinar a melhor concentração de água para a germinação da referida espécie.
METODOLOGIA:

O experimento foi realizado com sementes de faveleira em sistema de rolo, sendo as mesmas submetidas a 3 tratamentos para superação da dormência tegumentar. Os tratamentos foram: embebição em água destilada, escarificação com lixa fina e sementes intactas (controle). Para a embebição, as sementes passaram 24 horas imersas em água, as mesmas foram colocadas em papel toalha. A escarificação foi realizada na região lateral da carúncula por aproximadamente 15 segundos, até o aparecimento da amêndoa. Após os tratamentos houve a desinfestação em hipoclorito de sódio 0,5% (m/v) por dois minutos, em seguida as sementes foram lavadas em água destilada três vezes. O semeio foi realizado em papel toalha Germitest umedecido com água destilada nas proporções 1; 1,5 e 2 vezes a massa do papel. O experimento foi acondicionado em câmara de germinação do tipo BOD em condições de escuro, sendo analisados diariamente a taxa de germinação, o índice de velocidade de germinação e o comprimento do eixo. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial de 3 tratamentos x 3 repetições contendo 10 sementes cada.

RESULTADOS:
A germinação de sementes de faveleira atingiu maiores porcentagens quando semeadas em rolo na proporção de 1,5 vezes o peso do papel, sendo de aproximadamente 83% para o tratamento de escarificação com lixa, seguida pelo controle com 73,3% na mesma concentração de água (1,5) e embebição 30% (1,0).  Com relação ao índice de velocidade de germinação, verificou-se que as sementes submetidas a escarificação mecânica germinaram em aproximadamente 2 dias, as sementes controle com um tempo médio de 4 dias e as sementes embebidas em água germinando a partir do 5º dia. Quanto ao comprimento médio do eixo, o melhor resultado observado foi para as sementes embebidas (2 vezes o peso do papel), sendo de 19,3 cm, seguida do controle na mesma massa (15,9 cm) e escarificação com 1,5 vezes o peso do papel (9,2 cm).
CONCLUSÃO:

Os experimentos evidenciaram que a dormência tegumentar pode ser reduzida ou eliminada por processos mecânicos de escarificação, sem causar danos ao embrião. O tratamento de embebição não se mostrou eficiente ao propósito deste trabalho. Levando em consideração a germinação da semente, a concentração de 1,5 vezes o peso do papel obteve a maior porcentagem de germinabilidade para dois tratamentos (controle e escarificação). Apesar de apresentar baixa taxa de germinação, as sementes submetidas a embebição em água destilada apresentaram desenvolvimento do eixo superior aos outros tratamentos.

Instituição de Fomento: PETROBRAS
Palavras-chave: faveleira, dormência tegumentar, germinação.