62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INTERDISCIPLINARIDADE  
Jimena Bruna Florentino Ferreira 1
Rena de Valencia Florentino Ferreira Menezes 2, 3
1. Depto. de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
2. Depto. de Educação - Pedagogia, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA.
3. Depto. de Letras - Língua Portuguesa, Universidade Federal do Rio Grande do Nort
INTRODUÇÃO:
A degradação ambiental é, atualmente, uma das maiores preocupações dos governos e da sociedade em geral. Por esse motivo, é urgente conscientizar a população de suas responsabilidades para com a preservação do meio ambiente.

A Educação Ambiental é um poderoso instrumento na busca do equilíbrio e da harmonia entre o ser humano e todos os elementos naturais. No entanto, o grande desafio é torná-la uma prática diária.

 A escola é um espaço privilegiado para a formação das crianças e a Educação Ambiental é uma grande aliada nesse processo de formação, capaz de provocar mudanças profundas no interior de cada indivíduo

O objetivo geral deste trabalho é elucidar um pouco mais como o tema vem sendo trabalhado nas salas de aula, através de estudo de caso realizado em cinco escolas de Petrópolis, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro. Neste município, há uma Área de Proteção Ambiental (APA), o que torna o trabalho ainda mais interessante, uma vez que uma das propostas é analisar sua influência junto a diretores, professores e alunos das 5ª. e 8ª. séries, no que tange ao conhecimento da temática numa escala local.

 

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários para os três níveis de entrevistados, com uma posterior análise dos números obtidos.

RESULTADOS:

Os resultados permitiram concluir que, num primeiro momento, a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre o tema é grande. De fato, assim como os gestores das cinco instituições, os professores e alunos ainda precisam trabalhar melhor a questão ambiental local, especialmente numa região com características geofísicas tão frágeis, assim como a questão ambiental global.

CONCLUSÃO:

É de suma importância abordar a Educação Ambiental em sala de aula, uma vez que esta abrange não só o campo natural, mas também o social, cultural e econômico, visando sempre o bem estar do homem e da natureza simultaneamente, refletindo sobre o papel de cada um no mundo e com o mundo.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Prática, Transformação.