62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ATIVIDADE LÚDICA: UMA ESTRAGÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Gleciane Souza Fagundes 1
Juliana Maria Espíndola Lima 2
Arlene Oliveira Souza 3
1. Discente na Faculdade Cathedral de Roraima
2. Bolsista PIBIC-CNPq - Discente na Faculdade Cathedral de Roraima
3. Profa. Msc./Orientadora - Faculdade Cathedral de Roraima
INTRODUÇÃO:

A avaliação de uma atividade lúdica tem como finalidade a observação da sua importância no processo de ensino. O uso de jogos e curiosidades nas aulas de Biologia faz com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse dos envolvidos.

As atividades lúdicas devem ser implantadas no ensino médio com maior frenquência para que eles tenham oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos, essa curiosidade pelo jogo é o mesmo sentido pelos cientistas ao fazer suas pesquisas. Os jogos e as brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, já que o lúdico é eminentemente cultural.

Este trabalho refere-se a uma atividade lúdica, como uma possibilidade da inserção dos recursos lúdicos para estimular o processo de ensino aprendizagem da Biologia, proporcionando ao educando um ambiente mais prazeroso e motivador. O jogo pedagógico escolhido teve como tema a sexualidade, com perguntas diretas, que foi escolhido de acordo com o assunto ministrado em sala de aula pelo professor da turma, a participação dos alunos na dinâmica da atividade era a principal meta a ser atingida com o jogo.

 

METODOLOGIA:

Educar não se limita apenas em repassar informações em sala, as atividades lúdicas podem ser utilizadas para transformar a rotina nas escolas e trazer a brincadeira para dentro da sala fazendo com que os alunos aprendam o conteúdo de uma forma divertida.

Os materiais utilizados foram: oito balões de aniversário da mesma cor e perguntas em pedaços de papel, que em seguida foram introduzidos nos balões.

O Projeto foi aplicado em uma turma de ensino médio da escola Elza Breves, situada em Boa Vista, no estado de Roraima. A turma continha 21 alunos onde, 14 eram homens e 7 eram mulheres, sendo assim dividida em dois grupos, logo em seguida foram colocados quatro balões para cada equipe em dois cantos da sala. Cada equipe ficou a uma distância de um metro dos balões. Ao sinal do professor, um integrante de cada equipe estourava um balão de cada vez. Vencia a equipe que respondesse mais questões corretamente em menos tempo. As oito perguntas abordaram curiosidades relacionadas a sexualidade. A equipe vencedora recebeu um prêmio de participação. No final da premiação foi distribuído um questionário com seis questões para que os alunos avaliassem o jogo pedagógico.

RESULTADOS:

As atividades lúdicas possuem diferentes finalidades: descobrir, acreditar e aceitar que cada jogo tem valores e objetivos que deveram ser discutidos e colocados em prática no cotidiano do educando.

A análise estatística do jogo obteve resultados positivos para as seguintes perguntas: O que o aluno achou da atividade? Se gostou do tema escolhido? Se houve aprendizagem do assunto ministrado? E se gostaria que tivesse mais aulas lúdicas? Todos os alunos da turma responderam de forma afirmativa a esses questionamentos.

Os participantes também tiveram a oportunidade de fazer sugestões para melhorar a brincadeira. 81% deles responderam que não havia necessidade de mudanças. A última pergunta avaliava a apresentação do jogo pelos estagiários, discentes do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cathedral, 52% respondeu "ótimo", 38% "bom" e 10% "razoável".  

O desempenho dos alunos em sala foi bastante produtivo, notou-se que a brincadeira chamou a atenção dos alunos. As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral do adolescente, já que através destas atividades eles desenvolvem a afetividade, convive socialmente e opera mentalmente.

 

CONCLUSÃO:

A aplicação dessa atividade lúdica mostrou que os alunos têm uma maior aprendizagem com aulas, que envolvem dinâmicas e que essas deveriam ser aplicadas com maior freqüência nas salas de aula. O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não deve ser vista como simples diversão, mas sim como uma maneira para o desenvolvimento pessoal, social e cultural, construindo assim o conhecimento.

Palavras-chave: Lúdico, Ensino Médio, Ensino-Aprendizagem.