62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
CAPITÃO DÓLAR: A REPRESENTAÇÃO DO IMIGRANTE VALADARENSE NA MÍDIA IMPRESSA LOCAL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990.
Juliana Vilela Pinto 1
Sueli Siqueira 1
1. Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
INTRODUÇÃO:
A partir dos anos de 1980, década em que o movimento migratório de Valadarenses rumo aos Estados Unidos deixou de ser esporádico e se transformou em um fluxo constante e crescente, a questão começou a ganhar destaque na mídia impressa local, nacional e internacional. O periódico local Diário do Rio Doce conferiu tanto destaque à questão que nos anos de 1990 lançou um personagem para homenagear os milhares de compatriotas que deixaram a terra natal rumo ao país do Tio Sam. Este trabalho faz uma análise deste personagem, o "Capitão Dólar", que representa o estereótipo de um valadarense deslumbrado e que vê nos Estados Unidos a melhor alternativa para uma vida melhor. O protagonista destas histórias é definido como um estrangeiro em seu próprio país. Apesar de ser uma obra de ficção e do humor contido nas histórias a verdadeira mensagem transmitida por esta seqüência de quadrinhos é uma denúncia com relação à situação dos brasileiros que vivem no Estados Unidos e do sentimento de não pertencimento quando retornam à terra natal: uma realidade presente na cidade de Governador Valadares, marcada pela cultura de imigração para o exterior.
METODOLOGIA:
Para a realização do artigo, as tiras foram submetidas ao procedimento de análise de conteúdo e, também foi feito, a partir de um levantamento bibliográfico, um histórico sobre o território valadarense e sua relação com o fenômeno da migração internacional contemporâneo, fortemente marcado pela globalização. Os dados empíricos foram coletados a partir de consulta no acervo do jornal. O material foi veiculado diariamente no entre julho de 1990 e setembro de 1991. Em um ano e três meses foram publicadas mais de 400 histórias, cujo conteúdo trabalha de forma irônica a relação existente entre a comunidade valadarense e o fenômeno migratório. As tiras foram fotografadas em máquina digital profissional e depois descarregadas no computador para a realização da análise. Como não é possível trabalhar com todas as tiras no artigo, foram selecionados os dois primeiros meses, pois apresentam um conteúdo cujas mensagens realçam bem a postura do imigrante retornado, o deslumbre dos valadarenses com a possibilidade de conseguir um visto de entrada e algumas situações típicas que mostram a forte relação existente entre a cidade e os Estados Unidos. Nem todas estão reproduzidas, mas o conteúdo de todas foi avaliado e está representado no trabalho.
RESULTADOS:
As tiras publicadas nos jornais são gênero opinativo do mesmo nível que um editorial, com destacada importância social, pois, apesar do humor, trazem um conteúdo crítico capaz de retratar com aguçada ironia os paradoxos da nossa sociedade. No caso específico do "Capitão Dólar" as tiras retratam uma realidade latente dos anos 1990 na cidade de Governador Valadares: o boom migratório rumo aos Estados Unidos. A cidade se transformou em referência, sendo conhecida como o principal exportador de mão-de-obra brasileira para a Terra do Tio Sam. Nesta abordagem, o migrante retornado valadarense é evidenciado com humor e uma certa dose de ironia e sarcasmo. O personagem sugere um homem deslumbrado, ignorante que retorna cheio de si e acredita que seus preciosos dólares são capazes de comprar qualquer coisa, mesmo aquelas cujo preço não é possível calcular. Já o valadarense que deseja emigrar e ainda não conseguiu enxerga o "Capitão Dólar" como um homem diferenciado e o exalta, pois ele teve uma oportunidade restrita à minoria.
CONCLUSÃO:
O Capitão Dólar é um personagem inventado e transmite uma imagem estereotipada do fenomeno migratorio. Porém, os quadrinhos retratam a realidade da cidade nos anos de 1990, marcada por uma forte recessão da economia brasileira. O personagem com o ar prepotente e sua paixão pelos Estados Unidos ridiculariza os valadarenses e sobretudo a si mesmo, pois se mostra um homem alienado e ignorante, sendo ao mesmo tempo herói e anti-herói. Desta forma, a mídia ajuda a construir uma imagem negativa da migração e dos migrantes valadarenses, que estão sempre associados ao cambio ilegal da moeda americana, à falsificação de passaportes e uma série de outros esquemas ilícitos. Além disso, a cidade acaba fadada com uma terra sem oportunidades, cuja melhor saída para uma vida melhor é o aeroporto. A imagem passada é de uma identidade fragmentada e, sobretudo, desterritorializada. Muito mais do que simplesmente uma ferramenta de entretenimento as tiras se transformam em um instrumento jornalístico importante que denuncia uma realidade social.
Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (FAPEMIG)
Palavras-chave: Migração Internacional, Governador Valadares, Representação Midiática.