62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
CULTURA E ARTE EM TODA PARTE
Josinéa Alexandre Marinho 1, 2
Catarina Santos Calado 1, 2
Maria Amélia da Silva 1, 2
Valdelúzia Maria Coelho 1, 2
1. : Escola Itinerante de Informática- RPA04
2. Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado do projeto desenvolvido na Escola Itinerante de Informática que, através da Secretaria de Educação do Recife, oferece à população cursos de formação básica em informática que visam proporcionar a utilização ampla e integrada, das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para acesso e produção de conhecimento e qualificação profissional, abordando temáticas que perpassam a cidadania como: solidariedade, democracia, direitos humanos, cultura, ética, entre outras, contribuindo para uma formação cidadã. O tema Cultura e Arte em toda Parte, surgiu a partir dos princípios de educação libertária proposta pelo MPC - Movimento de Cultura Popular, que este ano completa 50 anos de criação e que também é o tema do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. O projeto foi desenvolvido com o intuito de integrar através do estudo do MCP, a tecnologia e prática da inclusão digital com a manutenção da memória daqueles que lutaram pela abertura dos horizontes culturais e sociais na cidade do Recife. As apresentações de peças teatrais em praças públicas, manifestações culturais e obras de artes, em nosso caso, cederam lugar à expressão através dos meios virtuais, como blogs, apresentações de slides, vídeos, sites de relacionamentos, entre outros.
METODOLOGIA:
A construção deste plano de trabalho foi promovida de acordo com a Proposta Pedagógica dos cursos para a comunidade da Secretaria de Educação do Recife que prevê, entre outros, a oferta do curso Tecnologia e Cidadania I. Neste são explorados alguns aplicativos do Broffice nas plataformas Linux e Windows além de Internet. O curso conta com uma carga horária de 40 h/a, nos dias úteis, sendo duas horas diárias por turma. A idade mínima do público alvo é catorze anos, com escolaridade mínima concluída de 2º ciclo (5º ano), alfabetizado e apto para ler e produzir textos, necessário para acompanhar a metodologia do curso. A execução do projeto aqui relatada envolveu seis turmas atendidas durante o mês de março de 2010 e contou com ações como: realização de pesquisas sobre os impactos do movimento cultural popular no Recife; estudo da biografia de Abelardo da Hora e Francisco Brennand; participação da palestra do líder e fundador do MCP Abelardo da Hora, no Sítio da Trindade homenageando os 473 anos de aniversário da cidade do Recife; visitação a oficina e cerâmica de Francisco Brennand; registro e manipulação de imagens dos locais e obras de artes visitadas; produção de textos, imagens e apresentações referentes ao tema utilizando os recursos computador.
RESULTADOS:
Como resultados na execução do projeto, acreditamos ter alcançado a promoção da valorização histórico-cultural do referido Movimento e a compreensão de sua relação com a possibilidade de mudança de realidade social de cada um e da comunidade em que este se encontra, além da inicialização de um processo de inclusão digital pelos alunos, em que se espera que estes busquem cada vez mais a partir de então. Obtivemos como produto final, a produção de um jornal cultural com imagens coletadas, trabalhadas e produzidas além de críticas, observações e comentários redigidos e formatados pelos alunos. Acreditamos que esse projeto proporcionou não só o conhecimento dos conceitos do movimento por parte dos envolvidos, como também possibilitou uma vivência desses mesmos conceitos numa ação sócio-pedagógica, a partir da valorização da cultura popular, conscientização e participação ativa da sociedade através de uma educação para a cidadania. Sua execução promoveu assim, aos seus participantes a oportunidade de inclusão digital e a compreensão da cultura como modo de viver de um povo, e não apenas como eventos artísticos, estimulando e valorizando a identidade cultural local, bem como sensibilizando para preservação do patrimônio natural e cultural.
CONCLUSÃO:
Com a execução do projeto foi observado que os jovens atendidos encontram-se em áreas de baixos índices de emprego formal e valorização social. Desta forma, a ação pedagógica desenvolvida, possibilitou uma intervenção, favorecendo o acesso ao conhecimento, através da inclusão digital. Possibilitou ainda a condição de compreender a realidade que o cerca, ou seja, a percepção da rede de ações e valores as quais formam seu cotidiano, permitindo, com isso, analisar pontos críticos para possíveis intervenções com ações mais organizadas e conscientes socialmente. Ao refletir e investigar sobre os fatos sócio-econômicos que os rodeiam, os jovens que se percebem imersos neste grupo social sendo e fazendo história são participantes na luta pela melhoria da qualidade de vida não apenas sua, mas da comunidade como um todo. Diante do exposto, o que se espera é que essa intervenção educacional possa atingir o maior número possível de jovens, e assim, interferir positivamente nas questões que esta realidade representa, agregando o conhecimento formal ao domínio dos recursos tecnológicos e suas linguagens, favorecendo então a integração desses recursos aos conhecimentos formais e culturais na produção de novos meios de comunicação, lazer e trabalho disponíveis a esta sociedade.
Instituição de Fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
Palavras-chave: Tecnologia, Cultura, Cidadania.