62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 4. Enfermagem Obstétrica
ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO CONTEXTO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Raquel Ferreira Gomes Brasil 1
Liana Mara Rocha Teles 1
Lidya Vieira Freitas 1
Thaís Marques Lima 1
Ana Kelve de Castro Damasceno 1, 2
1. Universidade Federal do Ceará
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A gestação é uma fase caracterizada por diversas mudanças biopsicossociais, sendo a atenção à Saúde da Mulher nesse período um constante desafio para a Assistência de Enfermagem. No pré-natal, muitas patologias do período gravídico-puerperal podem ser diagnosticadas, tratadas e/ou controladas precocemente. Assim, uma assistência de qualidade constitui uma das principais estratégias para a redução na morbi-mortalidade de mães e neonatos. Frente às problemáticas existentes na assistência à mulher no período gravídico-puerperal, foi instituído o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) através da Portaria no. 569 do MS, em 1º de junho de 2000, constituindo uma das diretrizes para reorientar o modelo de assistência à saúde da mulher. Nesse sentido, faz-se importante conhecer as características qualitativas e quantitativas do acompanhamento pré-natal, utilizando os parâmetros estabelecidos pelo (PHPN).Este estudo tem como objetivo estudar o acompanhamento pré-natal oferecido no município de São Gonçalo do Amarante com base nas informações do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e SISPRENATAL.
METODOLOGIA:
Estudo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Participaram do estudo todas as gestantes cadastradas no departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2008, contabilizando 632 mulheres . A mostra foi obtida por senso, utilizando-se toda a população do estudo. A coleta de dados foi realizada no período de abril a junho de 2009, a partir das bases de dados: SIAB e SISPRENATAL. Os dados foram analisados conforme critérios estabelecidos pelo PHPN e discutidos de acordo com a literatura consultada. Foram obedecidas as normas éticas na pesquisa, para tanto, submetemos o projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo sido autorizado para coleta dos dados conforme Protocolo Nº. 241/07.
RESULTADOS:
O Ministério da Saúde recomenda que de 4000 habitantes por Equipe de Saúde da Família (ESF), 750 pessoas atendidas para cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de até 12 ACS para cada ESF. No município citado, a cobertura encontra-se de 100%, tendo em 13 das 14 ESF, um número de ACS acima do mínimo estimado e, em nenhuma, o número de ACS supera o limite estabelecido por equipe. Este número mínimo respeitado se mostra importante frente às barreiras geográficas presentes: zona rural e urbana, praia e sertão. Na Avaliação da Assistência Pré-Natal, verificou-se uma busca ativa de gestantes durante o primeiro trimestre de gravidez (284; 86,8%); percebeu-se também uma prevalência de gravidez em menores de 20 anos, tendo um aumento de 64 (20,9%), em 2007 para 76 (23,2%) em 2008; a imunização antitetânica cobriu 322 mulheres (98,4%) em 2008; 318 gestantes (97,2%) estavam assíduas ao acompanhamento pré-natal, fator importante para a garantia de continuidade da assistência. Além disso, foi constatada redução de 63,3% em 2007 para 59,3% em 2008, no percentual de gestantes com 7 ou mais consultas pré-natal. Como possível justificativa, está a explosão demográfica na zona portuária do município, contribuindo para a chegada de gestantes com consultas em atraso, provenientes de outras cidades.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, percebe-se que no município em estudo há uma assistência de qualidade à mulher que vivencia o ciclo gravídico-puerperal, respeitando parâmetros estabelecidos pelo PHPN. A adequada cobertura da ESF e o número suficiente de ACS permitem a captação precoce da gestante, assiduidade ás consultas pré-natal e, conseqüentemente, um maior número de consultas ao longo do acompanhamento pré-natal. Como fator de risco para a garantia da qualidade da assistência tem-se a mudança de paradigma das características econômicas do município que tem atraído um significativo contingente populacional, incluindo aí, a chegada de gestantes com consulta em atraso; e o elevado percentual de adolescentes grávidas, apontando para a necessidade de um acompanhamento mais próximo, tendo em vista à imaturidade física e psicológica das mesmas.. Sabe-e que o acompanhamento pré-natal é de fundamental importância para a promoção da saúde materno-fetal, sendo necessário, por parte do enfermeiro, vigilância contínua da qualidade da assistência oferecida, buscando atender as demandas de cuidado que acompanham a mulher durante a gestação.
Palavras-chave: cuidado pré-natal, saúde da família, indicadores de qualidade em assistência.