62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 9. Ergonomia - 1. Ergonomia
PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ-RN ACERCA DO RUÍDO PRODUZIDO NO CENTRO COMERCIAL LOCAL.
Camila Maria Medeiros de Araújo 1
Ananília Regina Silva Cavalcante 1
Dany Geraldo Kramer Cavalcante Silva 2
Dimitri Taurino Guedes 1
Hugo Gimenez Alves de Morais 1
Claudio Rudgere Amarante da Silva 1
1. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - UFRN
2. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - UFRN (PGEM)
INTRODUÇÃO:

O excesso de ruído produzido nos centros comerciais da cidade cada vez mais estão chegando a nivéis intoleráveis, acarrentando inúmeros problemas de saúde nos habitantes. Embora a poluição sonora não se acumule no ambiente como as outras, ela pode causar vários danos ao corpo, apresentando alterações comportamentais e interferindo na qualidade de vida dos indivíduos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da percepção da população de Santa Cruz/RN acerca dos níveis de ruído emitidos no centro comercial da cidade.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 469 pessoas de ambos os sexos escolhidas de forma aleatória nas ruas da cidade. A análise dos dados coletados ocorreu de acordo com o método de pesquisa Survey. Nele foram utilizadas perguntas fechadas mediante uso da "Escala de Likert". Outros pontos foram abordados em questões abertas, no intuito de captar a opinião do entrevistado acerca de algumas alternativas. O questionário conteve 17 perguntas, que tinham como alvo obter informações sócio-demográficas (idade, sexo profissão, bairro em que morava, renda e estado civil) das pessoas entrevistadas e, também, para conhecer a percepção dos mesmos acerca do ruído produzido no centro varejista da cidade.

RESULTADOS:

Os dados coletados na pesquisa mostraram que (43,2%) dos entrevistados escolheram o ruído como o que mais lhes causavam incômodo no centro comercial. (52,2%) disseram ser muito intenso o nível de ruído emitido e (77,1%) expuseram que a maior fonte causadora de poluição sonora eram os carros de som usados para a propaganda de estabelecimentos comercias. Já quando questionados sobre o período no qual o ruído era mais intenso, (33, 6 %) falaram ser a manhã e (39,6%) disseram ser manhã e tarde. Os dados também questionaram sobre os possíveis problemas causados por ruídos exacerbados, sendo as opções mais evidenciadas: a irritabilidade (34,8%); a incapacidade de concentração e compreensão (31,3%); e problemas auditivos (26,8%). (15,1%) disseram que o ruído não os incomodava.

CONCLUSÃO:

Conclui-se com essa pesquisa que a poluição sonora produzida no centro comercial de Santa Cruz constitui motivo de incômodo para os moradores da cidade. Além disso, constata-se que a maioria dos habitantes classifica o ruído como sendo de alta intensidade. Os entrevistados expuseram sofrer alterações de saúde devido ao ruído excessivo, relatando a irritabilidade; incapacidade de concentração e compreensão; problemas auditivos e dor de cabeça como as principais.

Instituição de Fomento: PROEX
Palavras-chave: População, Poluição sonora, Santa Cruz.