62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CORPOREIDADE E ESPIRITUALIDADE REENCANTANDO A VIDA DO IDOSO: uma vivência integral humanescente.
Vera Lúcia Siqueira 1
Katia Brandão Cavalcanti 2
1. Universidade Federal Do Rio Grande do Norte ( Estudante de Pós Graduação)
2. Profa.Dra./ Orientadora. Departamento de Educação Física
INTRODUÇÃO:
O mundo moderno é marcado pela técnica e pela competição. O ser humano vale por aquilo que produz e consome. A cultura atual desvaloriza as emoções, dificultando que se perceba o entrelaçamento cotidiano entre razão e emoção. Como unidade complexa e multidimensional, o ser humano é ao mesmo tempo biológico, social, afetivo e racional. Nesse sentido, para propiciar o autoconhecimento do ser humano em toda sua integralidade, foi incluído nas atividades do grupo Paz e Equilíbrio, além das atividades educativas já existentes, algumas práticas religiosas, tais como orações, preces, leitura do evangelho, cânticos religiosos e meditação, entre outras, ressaltando suas histórias de vida com a espiritualidade.  Nessa perspectiva, trabalhar a sensibilidade, a corporeidade e a espiritualidade é uma forma de abordar o ser humano em toda sua complexidade. Este estudo teve como objetivo descrever a experiência que está sendo realizada no grupo Paz e Equilíbrio, localizado na Unidade de Saúde da Família Nova Cidade, Distrito Sanitário Oeste, Natal/RN, e analisar a percepção dos usuários participantes acerca das mudanças que possam ter ocorrido na sua vida após ingressarem no grupo.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 15 (quinze) clientes, participantes do grupo no período de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010. Para a construção dos dados, optou-se pela entrevista semi-estruturada complementada pelas observações registradas no diário de campo. Durante a aplicação do instrumento foram explicitados e discutidos todos os objetivos da pesquisa, esclarecendo-se as dúvidas durante a sua aplicação.  O contato ocorreu de maneira personalizada tanto na unidade de saúde como no domicílio dos usuários. Por se tratar de um estudo qualitativo não houve a preocupação em delimitar antecipadamente, o número de participantes, adotando-se como critério à saturação. Autores como Boff (2001), Lowen (2009), Levin (2003), Larson (2000), Maturana (2004), Morin (2003), Minayo (2000), Moreira (2002), entre outros, contribuíram para a elaboração da metodologia de investigação e interpretação dos dados.
RESULTADOS:
Como resultados, os participantes do grupo apontam alguns efeitos relevantes dessas vivências: maior compreensão de si e do outro, redução do estresse, da depressão, aumento da socialização, da auto-estima, melhoria na interação familiar, conforto, segurança, melhoria dos níveis de pressão arterial e diminuição do uso de medicação anti-hipertensiva e de psicofármacos e construção de vínculos do lazer e sociais. Vale ressaltar que após a inclusão dessas práticas, que valorizam a vida dessas pessoas, os idosos apresentaram uma maior adesão ao grupo.
CONCLUSÃO:
Portanto, observa-se que a atenção aos aspectos corporais e espirituais pode ser considerada como um complemento terapêutico efetivo na assistência à saúde. A ausência de discussão dessa temática nas ações dos profissionais de saúde continuará permitindo uma assistência fragmentada à saúde e a dimensão da espiritualidade permanecendo distante da concepção de integralidade em saúde. O nosso estudo revela que o profissional deve utilizar a fé e a religião para auxiliar o indivíduo a sentir-se capaz de empreender mudanças necessárias para enfrentar o adoecimento, possibilitando a este experimentar sentimentos de satisfação consigo e com a vida. Assim, outras formas de tratamento podem agir sobre o doente e abrir espaço para modificar alguns aspectos do processo, visando uma assistência humanescente. Embora a atenção aos aspectos corporais e espirituais não seja ainda considerada relevante pela maioria dos profissionais de saúde, a sua compreensão e prática podem difundir saberes humanescentes para o desenvolvimento e aplicação das tecnologias leves que visam à promoção e à integralidade da atenção em saúde.
Palavras-chave: corporeidade, espiritualidade, humanescência. .