62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
HIPOGLICEMIA, COMO EVITAR? INSTRUMENTO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER O AUTOCUIDADO DE DIABÉTICOS INSULINO - DEPENDENTES.
Mayara Bessa Pinho 2
Gisele Nogueira de Moura 1
Aline Mayra Lopes Silva 2
Ádria Marcela Vieira Ferreira 2
Ana Luiza Paula de Aguiar Lélis 3
1. Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Bolsista Funcap
2. Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Bolsista CNPq
3. Professora Substituta - Enfermagem da UFC
INTRODUÇÃO:
O Diabetes Mellitos (DM) é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue decorrentes da falta de insulina (DM tipo 1 ) e/ou da incapacidade desta exercer adequadamente seus efeitos (DM tipo 2). Conhecendo a cronicidade desta doença e sua alta incidência na população adulta, percebe-se a necessidade de um acompanhamento multiprofissional, principalmente da enfermeira por atuar como educadora em saúde visando o auto-cuidado dos portadores de DM. Considerando a educação em saúde um meio que tem por objetivo prevenir doenças e habilitar o individuo para a luta por uma vida saudável, principalmente através do incentivo à busca de mudança em seus hábitos de vida, infere-se que a partir do acompanhamento educativo do paciente se torna possível evitar o aparecimento de complicações agudas e crônicas da doença, decorrentes principalmente de falhas no seguimento das prescrições ou da inexistência de ações preventivas. Assim, objetivamos desenvolver uma estratégia de educação em saúde que favorecesse o entendimento da cliente em relação à DM e suas complicações.
METODOLOGIA:
Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Realizado com uma usuária do Programa de Hipertensão e Diabetes de uma Unidade Básica de Saúde da Família do município de Fortaleza-CE, em novembro/2009. Por meio de quatro visitas domiciliares realizou-se uma entrevista seguida de exame físico. E como intervenção educativa, aplicado um instrumento de educação em saúde. Tal instrumento é composto por duas partes ilustradas. A primeira mostra a captação de glicose após a ingestão de alimentos, com e sem o auxílio da insulina, em que se ressaltou a importância da administração da insulina para garantir energia ao organismo; na segunda, foram ilustrados, através de desenhos, os sintomas da hipoglicemia como: sono, irritação, fome, caso a relação glicose-insulina não acontecesse de maneira eficiente. Nas visitas seguintes utilizamos o instrumento fazendo-a participar de forma ativa e questionadora, reforçando seu aprendizado. Para complementar, explicamos a técnica do uso do glicosímetro e da aspiração, aplicação e rodízio da insulina. Por fim, durante a última visita, foi feita uma avaliação dos resultados esperados.
RESULTADOS:
Conforme relatado, a cliente ingeria menos nutrientes do que a quantidade adequada, pois raramente fazia as cinco refeições diárias recomendadas ficando até 5 horas sem se alimentar, o que possivelmente repercutia nas sensações de fraqueza, tontura, irritação e sono, sendo estes sinais e sintomas característicos da hipoglicemia. No decorrer da entrevista percebemos que a cliente possuía pouco conhecimento em relação ao processo da doença, função da insulina e aos sinais e sintomas de hipoglicemia. Em relação à aplicação da insulina foi observado que a cliente administrava quantidades acima do prescrito. Referiu também não saber utilizar o glicosimetro e isto a tornava dependente de terceiros para verificar sua glicemia diariamente. Após a educação em saúde realizada com ajuda do instrumento desenvolvido constatou-se que a cliente passou a fazer 5 refeições diárias seguidas conforme as orientações; A eficácia da estratégia foi mostrada através da verbalização quanto às causas, sintomas e prevenção da hipoglicemia por estar administrando a insulina e utilizando o glicosimetro de maneira adequada e efetiva.
CONCLUSÃO:
Durante as visitas domiciliares observamos as dificuldades e o nível de conhecimento a respeito do seu estado de saúde. Por meio das estratégias educativas com o uso do instrumento explicativo sobre o funcionamento da insulina, bem como o acompanhamento de enfermagem embasado na sistematização da assistência, foi possível promover o entendimento da cliente sobre a importância de seguir o tratamento indicado (insulina somada à dieta) visando sua autonomia para a adesão. Com base nos resultados, nota-se então a importância da realização de educação em saúde para a pessoa com DM, por tratar-se de uma alternativa de apoiar, dar esperança, bem como ajudar os pacientes insulino-dependentes a superar o temor em relação ao uso da insulina. Com isso, busca-se melhorar a qualidade de vida dessas pessoas através do compartilhamento e troca de experiências, que predispõem uma atitude que favorece a participação em programas de educação em diabetes.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Insulina.