62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
TEXTO POÉTICO NA ESCOLA PÚBLICA: LEITURA E PRODUÇÃO POR CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS
Vitória Maria da Silva Berto 1
Denise Maria Carvalho Lopes 2, 3
1. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Currais Novos
2. Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSA/UFRN
3. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A situação da escola pública do RN é, insistentemente, atestada nos índices oficiais (SAEB, PROVA BRASIL, IDEB) como uma das mais graves do país. Um aspecto preocupante é a baixa aprendizagem das crianças ao final dos anos iniciais com relação à Língua Portuguesa. Após cursarem o 4º ou 5º ano, muitas não apresentam conhecimentos básicos relativos à leitura e à escrita. Frente a esse quadro, este trabalho objetiva sistematizar e refletir uma experiência pedagógica bem sucedida em meio essa adversidade. O Projeto "Poesia sob diferentes olhares" foi desenvolvido na E. M. Ausônio Araújo (Currais Novos/RN) com crianças (7 aos 10 anos) de 3º e 4º anos e originou-se de nossas constatações (mediante observações) de que tinham dificuldades na leitura e na produção textual, além de não apresentarem hábitos de leitura. Ao observar que demonstravam especial interesse e prazer nos momentos em que líamos poesias buscamos aproximar as crianças do texto poético e suas especificidades promovendo um contato intenso com a poesia e com os poetas, na perspectiva apontada por Vygotsky (1998) de que o caminho entre a criança e o conhecimento passa, necessariamente, pela mediação do outro. Dessas vivências, transformações significativas foram sendo constatadas nas aprendizagens da leitura e da escrita.
METODOLOGIA:
Definidos os objetivos - propiciar situações de leitura e escrita que gerassem prazer e aprendizagem; sistematizar atividades de leitura, produção e reflexão do texto poético - selecionamos textos que fossem interessantes à faixa etária das crianças. Entre outros, destacamos, A CASA, O PATO, O RELÓGIO, etc. Para ativação de conhecimentos prévios e de motivações, os textos eram distribuídos em folha impressa. As atividades incluíram: leitura compartilhada e fichas de poesias. Desencadeávamos um diálogo para análise a respeito dos seguintes aspectos: o sentido e uso das palavras, imaginação, rima, aliteração, musicalidade e repetição de versos. Esses debates possibilitaram a análise de poesias com o mesmo tema sob diferentes olhares. Da leitura e reflexão sobre as características do texto, passamos para a produção coletiva e individual e, consequentemente, revisão e reescrita de poemas produzidos. Na etapa seguinte, propusemos a leitura de "Cordel" como estilo de poesia e pesquisamos a biografia de poetas. As crianças tiveram contato com poetas da cidade, o que tornou a experiência mais enriquecedora ao articularem o local ao global e de perceberem a diversidade. O processo, que durou três meses, culminou com a produção de um livro que foi socializado em evento aberto à comunidade.
RESULTADOS:
Por meio das atividades, as crianças trabalharam - e aprenderam - diversos elementos do texto poético, como a estrutura, a sequência, a coerência e a coesão, bem como exercitaram estratégias de compreensão leitora, como inferências e decodificação. A ampliação do conhecimento de poesias desencadeou o interesse em conhecerem seus autores e realizarem uma pesquisa biográfica, na qual demonstraram curiosidade e criatividade, atitudes que potencializam o conhecimento. A evolução da aprendizagem foi se evidenciando ao longo do desenvolvimento das atividades, o que pudemos constatar mediante procedimentos de observação de diferentes níveis de aprendizagem anteriores ao projeto e registro das mudanças e peculiaridades relativas à leitura e à produção textual. Consideramos que as atividades contribuíram, efetivamente para avanços significativos em aspectos como: participação, linguagem oral, autoconfiança, imaginação, procedimentos de análise e síntese, produção de novas ideias e, sobretudo, nas habilidades de leitura e escrita, como entonação e ritmo, além de compreensão. Foram se revelando diferentes talentos na produção de poesias, na criatividade e cuidado com o uso das palavras, rimas, musicalidade, etc. Constatou-se, ainda, um aumento do número de empréstimos de livros de poesias.
CONCLUSÃO:
Os resultados alcançados conduzem à reflexão de que é possível - e extremamente necessário - criar, no contexto reconhecidamente adverso da realidade da escola pública, condições de possibilidades de aprendizagem. Os avanços constatados apontam para a necessidade de criação e manutenção, nas escolas, de um ambiente formador para professores e crianças, onde aqueles aprendem a ensinar, ensinando e refletindo sobre suas práticas e resultados. Tais resultados ainda tem implicações para a formação inicial de docentes no que toca à construção de conhecimentos pertinentes atitudes responsáveis e comprometidas com o rompimento de barreiras e quebra de pré-conceitos que regem, muitas vezes, a prática, principalmente no contexto da escola pública. Estes conhecimentos e atitudes, mais que um caráter técnico, tem uma dimensão ético-política em relação às crianças das camadas populares como sujeitos de conhecimento.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Aprendizagem da Leitura e Escrita, Texto poético.