62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PRÁTICAS LABORATORIAS  DE FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
Querem Hapuque Felix Rebelo 1
José Pedro Cordeiro 2
Reginaldo Paixão 3
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Uniersidade Federal do Amazonas
3. Fundação Nokia de Ensino
INTRODUÇÃO:

Nos dias atuais, estudos que identificam dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado conteúdo de Física não têm restringido somente à detectação das dificuldades, mas também apresentam concomitantemente alguma alternativa que os auxilie a superá-las.

É fundamental para o aluno e o professor a vivencia em laboratório didático, pois quando o aluno realiza um experimento, esse aluno esta observando, manuseando  e vendo com seus próprios olhos  a ocorrência de determinado fenômeno.

O laboratório didático leva o aluno ao conhecimento de diversos tipos de atividades que poderão lhe estimular a curiosidade e a vontade em aprender e a vivência a Ciência. O laboratório pode também incentivar o aluno a entender e aprender a aplicar teoria na prática, dominando ferramentas e técnicas que poderão ser utilizadas em pesquisa cientifica.

Este é um projeto da Casa da Física em parceria com a Fundação Nokia de Ensino tem como propósito de perceber as diferenças que ocorrem no aprendizado numa aula em que há a experimentação e os efeitos que esta provoca no entendimento dos alunos, quando comparada com uma aula expositiva do professor.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa foi realizada em um período de seis meses com trinta alunos de diversas escolas públicas de Manaus e que pertencem ao projeto Casa da Física.

Uma vez a cada semana o grupo de alunos freqüentava aulas de laboratório de Física básica nas dependências da Fundação Nokia de Ensino. Em laboratório os alunos realizavam experiências de físicas em grupo de sete  e comentavam através de roteiros experimentais suas percepções do que estava ocorrendo na prática laboratorial. No final de cada aula era aplicado um questionário sobre dúvidas e dificuldades.

RESULTADOS:

Através de questionários, mais de 90% dos alunos relataram que as práticas de física foram de grande importância para desenvolvimento prático da teoria ensinada em sala de aula.

Com as correções dos roteiros de perguntas das experiências percebe-se que as práticas de física são muito importante para o processo de ensino-aprendizagem, portanto salientamos  que as aulas experimentais são também uma alternativa para resolver problemas analíticos.

 Através dessas atividades foi possível evidenciar resultados satisfatórios em relação a mudanças nas idéias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.

CONCLUSÃO:

A análise desta experiência permite organizar algumas idéias sobre mecanismos de mudança de atitudes para o ensino de Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa experiência mostra caminhos plausíveis para melhorar as atitudes desses alunos em relação ao ensino. No entanto é necessário também que se reflita sobre como melhorar o conteúdo de disciplinas dos futuros professores do ensino fundamental.

Lamentavelmente o que podemos percebemos é que tanto em escolas particulares como nas públicas os professores não dão a devida importância para o ensino de laboratório, como podemos ver em pesquisas realizadas justificam a importância desse ensino.

Instituição de Fomento: Fundação Nokia de Ensino
Palavras-chave: laboratório didático, ensino fundamental, aprendizagem.