62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DOS USUÁRIOS DO CAPS AD LESTE DE NATAL - RN
Yasmin Makhamid Makhamed 1
Blenda Carine Dantas de Medeiros 1
Beatriz Mendes e Madruga 1
Heloísa Karmelina Carvalho de Sousa 2
Hannia Roberta Rodrigues Paiva da Rocha 2
João Carlos Alchieri 3
1. Departamento de Psicologia / UFRN
2. Depto. de Psicologia - Programa de pós-graduação em Psicologia / UFRN
3. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Psicologia / UFRN
INTRODUÇÃO:
Após o surgimento do movimento de reforma psiquiátrica, observa-se que o modelo psicossocial constitui hoje um novo paradigma nas práticas da saúde mental presentes nas políticas de Reabilitação Psicossocial. É nesse contexto que surgem os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o Brasil. Os CAPS's acolhem pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, enquanto os CAPS's AD são direcionados especificamente a Alcoolistas e Drogadistas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva a caracterização dos pacientes que fazem uso dos serviços da unidade do CAPS AD Leste da cidade do Natal/RN. Possibilitando um conhecimento maior acerca dos usuários que procuram esse serviço, e consequentemente, desenvolver atividades adequadas ao contexto social no qual estão inseridos.
METODOLOGIA:
Foram aplicados questionários sócio-demográficos aos participantes da pesquisa "Tradução e Adaptação do Millon Clinical Multiaxial Inventory III (MCMI-III) para uso no Brasil como instrumento de avaliação psicológica". A amostra foi composta por usuários de álcool e/ou outras drogas ilícitas, de ambos os sexos, maiores de 18 anos que estivessem freqüentando a instituição. Os questionários foram aplicados individualmente nas salas reservadas para tal, no próprio estabelecimento, em horários disponibilizados pela instituição.
RESULTADOS:
Com relação ao sexo, a amostra foi de 88,2% (30 de 34 sujeitos) masculina, sendo as idades com média de 40 anos. A maior parte dos usuários possui grau de escolaridade fundamental incompleto, estando metade da amostra (50%) nessa categoria, e como estado civil predominante solteiro (14 de 34, 41,2%). Sendo que 35,3% já fizeram acompanhamento psicológico, e 79,4% já fizeram ou fazem uso de medicamentos prescritos. 85,3% da amostra fez uso de álcool nos últimos seis meses, bem como 55,9% fez uso de drogas ilícitas no mesmo período de tempo. As drogas ilícitas mais citadas foram: crack, maconha e cocaína. Do total de 34 sujeitos, 18 responderam afirmativamente ao serem perguntados se já haviam sido indicados para acompanhamento psicológico.
CONCLUSÃO:
Tal caracterização da população freqüentadora do CAPS AD LESTE no período de agosto a dezembro de 2009 parece refletir a população predominante e característica da instituição. Com os resultados obtidos, podemos traçar um perfil sócio-demográfico dos usuários do serviço e quais as estratégias mais apropriadas para trabalhar com eles.
Palavras-chave: CAPS AD, Instituição de Reabilitação Psicossocial, Alcoolistas e Drogadistas.