62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 3. Oceanografia Geológica
CARACTERIZAÇÃO DO SUBSTRATO DE ÁREAS ESTUARINAS DO MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, COMO ESTRATÉGIA À IMPLANTAÇÃO DE PLANOS LOCAIS DE MARICULTURA, NO LITORAL ORIENTAL DO ESTADO DO MARANHÃO.
Rosiley Garros Marreira 1
Vanessa Gomes da Silva 1
Diranneide Gomes Amorim 1
Dorivane Cristina Ribeiro Oliveira 1
Monielle Alencar Machado 1
Paulo Roberto Saraiva Cavalcante 1
1. Departamento de Oceanografia e Limnologia - UFMA
INTRODUÇÃO:
O Maranhão encontra-se entre os estados com elevada diversidade de habitats, possuindo 640 km de costa, que comportam áreas estuarinas com características ambientais com potencial para o cultivo de organismos aquáticos. Deve-se ressaltar que, a maricultura constitui fator de desenvolvimento sócio-econômico das regiões costeiras, mas a falta de planejamento do uso da terra e do mar pode representar fator de entrave à implantação e expansão da atividade e fonte de problemas ambientais. O problema da implantação de fazendas de cultivo está relacionado ao incremento orgânico, principalmente das fezes e pseudofezes dos organismos, em resposta às altas densidades de animais e à rápida regeneração de nutrientes, quando da mineralização da matéria orgânica, conduzindo à eutrofização do meio (CRAWFORD et al., 2003). Neste contexto, os sedimentos estuarinos influenciam na concentração de nutrientes na coluna d'água. Assim, a avaliação das características texturais e geoquímicas dos substratos constituem fator relevante para evidenciar a capacidade produtiva e a tipologia do ambiente (DE JONGE, 2000), gerando conhecimento para fins de avaliação da capacidade suporte e monitoramento futuro desses ecossistemas, sendo neste sentido que se inseriu o estudo no município de Humberto de Campos.
METODOLOGIA:
Foram realizadas quatro campanhas para amostragem de sedimento de fundo com o auxílio de draga gibbs, sendo definidas três estações representativas (Igarapés Gato de Fora, Mapari e Cedro) do ecossistema estudado, totalizando doze amostras. Em laboratório, as amostras foram dessalinizadas e secas em estufa (60°C), sendo posteriormente divididas em sub-amostras para caracterização física e geoquímica. A análise granulométrica foi efetuada pela combinação da técnica de peneiramento convencional e pipetagem (Suguio, 1973), sendo os dados processados em software Sysgran. Para determinações geoquímicas utilizou-se a fração do sedimento < 63 µm, que foi caracterizada quanto aos nutrientes: carbono orgânico total (WALKLEY-BLACK modificado por GAUDETE et al., 1974), matéria orgânica (Corg. x 1,725), N-Kjeldahl total (BREMNER, 1965) e P-Total (WILLIAMS et al., 1976) método espectrofotométrico, segundo um comprimento de onda de 608 nm. Todas as análises foram efetuadas em triplicatas.
RESULTADOS:
Os sedimentos locais apresentaram uma grande homogeneidade textural, sendo constituídos predominantemente de silte grosso, com percentuais variando de 87,5 a 99,4%. Caracterizando regiões protegidas e menos susceptíveis à influência das forçantes hidrodinâmicas locais, o que explicaria a predominância das classes lamosas nas amostras, segundo Burone et al. (2003) in Subtil (2005). O conteúdo de matéria orgânica variou entre 4,1 e 4,82%, com teor médio de 4,5% o qual é considerado intermediário, considerando sedimentos do tipo mineral (< 10% de M.O). Tal fato é positivo à atividade, uma vez que elevados teores de matéria orgânica podem favorecer a ressuspensão e a permanência dos sedimentos na coluna d'água em resposta a baixa densidade e velocidade de sedimentação. Os teores registrados de nitrogênio e fósforo total foram baixos com média de 0,23% e 0,09% respectivamente, situando-se dentro da faixa considerada normal para ambientes estuarinos não impactados do estado e na média registrada para ambientes similares, cuja concentração é 0,29%, para o nitrogênio (FAI/UFSCAR-SAPESP, 1997 in SIQUEIRA, 2006). Segundo Odum (1988) esses nutrientes são importantes para produtividade dos ecossistemas aquáticos, e também causadores da eutrofização e responsáveis pela qualidade da água.
CONCLUSÃO:
Com relação às características geoquímicas dos sedimentos, especialmente com base nos conteúdos de matéria orgânica, fósforo e nitrogênio total, os resultados indicaram níveis de nutrientes compatíveis com áreas estuarinas naturais do estado. Apesar de preliminares, os resultados mostraram substratos moderadamente produtivos com possível potencial para implantação de pólos de cultivos de mexilhões.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFMA.
Palavras-chave: Nitrogênio, Fósforo, Mexilhões.