62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO TURISTICO NA CIDADE DE LAGOA NOVA/RN: OS MEIOS DE HOSPEDAGEM NO PERÍODO DA FESTA DO PADROEIRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Mayara Ferreira de Farias 1
Janaina Luciana de Medeiros 1
Kettrin Farias Bem Maracajá 2
1. Depto. de Ciências Sociais e Humanas - UFRN
2. Profa. Ms./ Orientadora - Depto. de Ciências sociais e humanas - UFRN
INTRODUÇÃO:
O Turismo possui diversos segmentos, dentre eles destaca-se o turismo de eventos, que, muitas vezes, resolve ou ao menos minimiza, os impactos e problemas da sazonalidade estimulando o fluxo de pessoas. A festa de padroeiro na Cidade de Lagoa Nova/RN é considerada um evento de turismo religioso, constituído de rituais religiosos para comemoração do dia de devoção ao Santo Padroeiro, que muda a realidade do município, aumentando a movimentação e a lucratividade dos mais variados ramos do comércio atraindo pessoas estimuladas pelo pensamento da fé através do pagamento de promessas, como: andar descalças, romarias, pagamento de promessas, etc. O objetivo principal do trabalho é mostrar a importância do planejamento para melhoria e crescimento do evento na atração de mais turistas que venham a dinamizar ainda mais a economia local.
METODOLOGIA:
Para a concretização do trabalho sobre a importância da realização do planejamento para melhoria da qualidade do atendimento do cliente, com foco na hospedagem, no período da festa do Padroeiro de São Francisco de Assis, na cidade de Lagoa Nova/RN, foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros sobre planejamento, com destaque para considerações de Mário Carlos Beni e Colin Michael Hall, ressaltando fatores que podem contribuir para a dinamização da economia local com a realização deste evento religioso. Além de livros que ressaltam os valores históricos e religiosos da festa do padroeiro de Lagoa Nova/RN, São Francisco de Assis, e de levantamento de dados sobre o número de pousadas, bem como, o que eles oferecem aos turistas que desejam participar do evento, além de aproveitar para conhecer a cidade, seus atrativos turísticos agregados, com também, as cidades circunzinhas.
RESULTADOS:
Constatou-se que a cidade de Lagoa Nova/RN necessita de um maior planejamento em relação ao número insuficiente de meios de hospedagem para acomodar turistas nas mais variadas épocas do ano, em especial no período de realização da Festa de Padroeiro de São Francisco de Assis, ocasionando uma visão negativa do turista em períodos de alta estação na cidade, comprometendo o crescimento da visitação. O fato de não existir meios de hospedagem suficientes ocasionará um menor número de turistas na cidade, sendo necessário que os turistas se desloquem para as cidades circunvizinhas.
CONCLUSÃO:
O turismo religioso na Cidade de Lagoa Nova/RN, representado pela festa do Padroeiro São Francisco de Assis, reflete uma significativa contribuição econômica que é propiciada aos diversos comerciantes, seja com o aumento no numero de vendas em supermercados, farmácias, lanchonetes, padarias, etc., seja com a venda de senhas para participação da festa em devoção ao Santo padroeiro. Faz-se necessário, contudo, que haja uma maior preocupação para com o planejamento da cidade quanto à recepção de turistas devido o reduzido número de meios de hospedagem para acomodar o número além do que é disponível de leitos pelas suas duas únicas pousadas da cidade, fazendo-se necessário deslocamento para cidades circunvizinhas por parte dos que desejam visitar Lagoa Nova/RN em períodos de alta estação, na realização de eventos, em especial na festa do padroeiro. O mal planejamento evidenciado na pesquisa deve, portanto, ser reavaliada, para que não haja comprometimento na visão do turista em relação à importância histórica e religiosa que a festa possui, para a atração de pessoas das mais variadas cidades e regiões do Seridó.
Palavras-chave: Festa de padroeiro, Turistas, Hospedagem.