62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
O EXTRATO DE PRÓPOLIS E SUA INTERFERÊNCIA NA GLICEMIA E NA CAPTAÇÃO INTESTINAL DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS
Roberta Cecília Moreno Mendonça 1
Renata Mendes Vieira 1
Antônio Peixoto de Carvalho 1
Vanessa Fávero Demeda 1
Eider Saraiva Maia 1
Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda 1, 2
1. Departamento de Microbiologia e Parasitologia-UFRN
2. Hospital Universitário Onofre Lopes- UFRN
INTRODUÇÃO:

É de relevância crescente o emprego da cintilografia como exame diagnóstico em várias especialidades médicas, como cardiologia, endocrinologia e oncologia. O radiofármaco pertecnetato de sódio, por suas características físico-químicas favoráveis, tais como, meia-vida curta (6 h), impacto ambiental desprezível e baixa radiação, é bastante usado na prática clínica, e sua biodistribuição pode ser afetada por fatores externos. O extrato de própolis é um produto natural utilizado maciçamente na prática médica por suas ações bactericida, anti-inflamatória, anti-viral, antifúngica e adjuvante na cicatrização de lesões. Foi avaliado, no presente trabalho, se a administração de extrato aquoso de própolis poderia interferir no nível sérico de glicose e na captação intestinal do radiofármaco pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) de ratos Wistar.

METODOLOGIA:
Vinte animais foram divididos, igualmente, em 2 grupos: controles (C) e tratados (T). Os tratados receberam, via oral, 1 mL do extrato aquoso de própolis a 10%, diluído em sorbitol, por 10 dias. Os controles receberam sorbitol do mesmo modo e período.  No último dia de tratamento, todos receberam 0,1mL de Na99mTcO4 (0,66 MBq) via plexo orbital, sob anestesia. Após a injeção do radiofármaco, os animais foram sacrificados em tempos diferentes (10 e 30 min). Imediatamente após as mortes, coletaram-se 3 mL de sangue total, por punção cardíaca aberta, para dosagem de glicose sérica, e foram retirados os intestinos delgados dos animais, sendo o percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g) determinado em um contador gama. O método estatístico estabelecido foi o teste t-student complementado pelo teste de Mann-Whitney.
RESULTADOS:

A análise da glicemia (mg/dL) do grupo tratado (438,60± 88,69) e do controle (131,80±45,65), apresentou diferenças estatisticamente significativas (p<0,0001). O percentual de radioatividade por grama (%ATI/g) no intestino delgado do grupo tratado em relação ao controle e após 10 e 30 minutos da administração do radiofármaco foi, respectivamente, de: (0,32±0,19 e 0,25±0,19) e (0,52±0,12 e 0,22±0,08, p<0,0208). A glicose é indicadora do metabolismo de carboidratos, seus níveis no sangue podem ser alterados por fatores genéticos e ambientais, como idade, temperatura corporal, alimentação e alguns medicamentos. O extrato aquoso de própolis, presumivelmente, de acordo com os dados nesse estudo, modificou o metabolismo da glicose dos animais tratados em relação aos controles. Estudos realizados em coelhos sob uso de extrato de própolis não demonstraram níveis tão elevados da glicose sérica como os obtidos no presente trabalho realizados em ratos. É possível que nesses animais o extrato aquoso diluído em sorbitol tenha ocasionado alguma alteração a nível celular, entretanto são necessários maiores estudos para elucidar melhor esses achados. Em relação ao %ATI/g do Na99mTcO4 no intestino, houve um favorecimento ao uso desse extrato, demonstrado pelo aumento de sua captação nesse órgão.

CONCLUSÃO:

O extrato aquoso de própolis, possivelmente, foi o responsável pela modificação no metabolismo da glicose dos animais tratados em relação aos controles, como também pelo aumento no %ATI/g do radiofármaco no intestino delgado do grupo tratado o que leva a crer que exista uma maior facilidade de captação do extrato nesse órgão. É provável, portanto, que não existam implicações diagnósticas ou clínicas relacionadas à cintilografia intestinal com Na99mTcO4 sob uso de própolis.

Palavras-chave: Extrato de Própolis, Glicemia, Pertecnetato de sódio.