62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 6. Odontopediatria
USO DE PONTA DIAMANTADA CVDENTUS® PARA PREPARO CAVITÁRIO EM CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Andréia Pereira de Souza 1
Rafael Ferreira 1
Samuel Lucas Fernandes 1
Vanessa Maira Vieira 1
Salete Moura Bonifácio Silva 1
Thais Marchini de Oliveira 1
1. Faculdade de Odontologia de Bauru / Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:

O uso do sistema CVDentUS® é uma proposta inovadora, uma vez que pode apresentar menor pressão, ruído, vibração, aquecimento, maior precisão de corte e preparos cavitários mais conservadores quando comparados aos instrumentos rotatórios convencionais. O uso desse sistema pode oferecer mais conforto ao paciente durante o tratamento odontológico, reduzindo o medo durante o atendimento. O presente estudo teve por objetivo comparar o uso de pontas diamantadas convencionais e pontas diamantadas CVDentUS® para remoção de tecido cariado e preparo cavitário em crianças na primeira infância, avaliando o desempenho clínico das pontas e o comportamento das crianças durante o tratamento odontológico.

METODOLOGIA:

A amostra foi constituída de 22 crianças pré-escolares, com um total de 60 lesões de cárie. A remoção do tecido cariado e o preparo cavitário foram realizados com as pontas diamantadas convencionais ou CVDentUS®. Em seguida, os dentes foram restaurados com cimento de ionômero de vidro convencional. Após cada sessão, foram avaliados parâmetros de desempenho clínico das pontas e o comportamento das crianças durante o tratamento odontológico.

RESULTADOS:

Os dados coletados foram analisados estatisticamente utilizando-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney, adotando-se um nível de significância de 5%. O sistema CVDentUS® foi superior nos critérios: Visualização da área de trabalho (p= 0,0001) e Ruído/Vibração (p= 0,0001), enquanto o Micromotor foi superior nos critérios de Remoção do tecido cariado (p= 0,0265) e Comportamento (p= 0,0169). Não houve diferença estatisticamente significativa para o critério Acesso à cavidade (p= 0,1033).

CONCLUSÃO:
O sistema CVDentUS® parece ser uma alternativa promissora, sobretudo para crianças mais agitadas, ansiosas, cujos efeitos negativos dos instrumentos rotatórios convencionais podem tornar mais difícil o controle de suas condutas durante o atendimento odontológico. No entanto, são necessários estudos mais abrangentes, com amostras maiores para esclarecer aspectos que neste estudo não puderam ser totalmente entendidos.
Instituição de Fomento: FAPESP (processo no 2007/03019-3)
Palavras-chave: Sistema CVDentUS®, cárie dentária, pré-escolares.