62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
A INFLUÊNCIA DA FIBRA PIAÇAVA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS PLACAS DE GESSO.
Marcos Inácio da Rocha 1
Mozer Meneses 1
Salomão Sávio Batista 1
Janaína Karla de Medeiros Penha 2
1. Diretoria de Educação e Tecnologia Industrial, IFRN, Natal/RN
2. Profa. Graduada/Orientadora-Depto. de Tecnologia Industrial, IFRN, Natal/RN
INTRODUÇÃO:
O contexto atual do desenvolvimento tecnológico tem promovido o acelerado crescimento na área de compósitos reforçados por fibras naturais. Estes compósitos reforçados são uma importante alternativa na busca por novos materiais, pois atendem as necessidades de substituição das fibras sintéticas por fibras naturais, promovendo também o desenvolvimento sustentável, visto que são encontradas em abundância, são biodegradáveis, e de baixo custo, quando comparadas com as fibras sintéticas. Nesse contexto, o presente trabalho visa o desenvolvimento de um novo compósito de gesso reforçado com fibras de Piaçava com o objetivo de estabelecer a influência da adição desta fibra como reforço nas propriedades mecânicas de placas de gesso. Para isto, foram confeccionados corpos de prova com dimensões pré-estabelecidas, a partir de placas de gesso como matriz. Foram realizados a caracterização do material e ensaios mecânicos. A análise dos resultados constatou a influência no aumento das propriedades analisadas em comparação com os corpos de prova sem adição de fibras.
METODOLOGIA:
Os corpos de prova (CP) foram fabricados de acordo com a norma NBR 14715 numa proporção de 10 g de gesso para 0,7 g de água, seguindo a seguinte ordem:peneirou-se o gesso em uma peneira de 2 mm, adicionou-se aos poucos água destilada por 1 minuto, e o deixou descansando por 2 minutos, após o tempo de descanso se adicionou o restante da água até o gesso diluir completamente e acrecentou-se as fibras ; em seguida o gesso foi vazado nos moldes permanecendo 5 minutos aproximadamente. Esperou-se acontecer à cura do gesso e depois de curado, os corpos foram levados para a estufa por onde ficaram por cerca de uma hora em uma temperatura de 80 °C. Depois de desmoldados os corpos de provas foram colocados em um recipiente hermeticamente fechado até serem ensaiados, sendo possível a sua observação logo a seguir, a dimensão do corpo de prova foi de 120 x 20 x 10 mm (comprimento, largura e espessura) segundo a norma NBR 12775
RESULTADOS:
Os corpos de prova apresentaram melhores propriedades mecânicas com maiores comprimento da fibras.
CONCLUSÃO:
Ao se verificar a fratura final, observou-se que ao se utilizar fibras, o material ao ser fraturado, permanece ainda as partes unidas; mostrando com isso, que as fibras tendem a segurar o material, importante fato a ser considerado na seleção de um meterial, quando se deseja levar este fator em consideração. Desta forma, ao término do trabalho observou-se que o compósito em questão apresentou excelentes resultados sendo muito promissora a sua utlização na aplicação de placas.
Palavras-chave: Gesso, Piaçava, Propriedades Mecânicas.