62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
SERVIÇO DE ESCUTA PSICOLÓGICA: CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA
Gabriela Pinto Bezerra de Lima 1
Leilane Menezes Maciel Travassos 1
Inalígia de Figueirêdo Gomes 1
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal da Paraíba / UFPB
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho resulta de uma investigação psico-sócio-demográfica da demanda atendida pelo Serviço de Escuta Psicológica (SEP) da Clínica-Escola de Psicologia na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Este serviço visa oferecer um atendimento psicológico a qualquer pessoa que necessite e queira ser escutado de forma profunda e com fins terapêuticos, caracterizando-se como um serviço de escuta e intervenção psicológica de caráter emergencial e preventivo, orientado e fundamentado pelos pressupostos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) fundada por Carl Ranson Rogers. Essa pesquisa teve por objetivo o levantamento e análises dos atendimentos clínicos oferecidos com o intuito de conhecer e caracterizar a população que buscou o Serviço de Escuta Psicológica no ano de 2009, abrangendo categorias como gênero, faixa etária, escolaridade, ocupação, estado civil, renda, o motivo da busca pelo atendimento e o desfecho deste. Esta pesquisa possibilitou inferir sobre as demandas assistidas pelo projeto a fim de assinalar os perfis das pessoas que procuram o auxílio por meio do plantão psicológico. 

METODOLOGIA:

O serviço efetua-se em salas reservadas da Clínica-Escola de Psicologia da UFPB Campus I, localizada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, e se dispõe a atender à comunidade em geral, adolescente e adulta, sem quaisquer restrições. É coordenado pela psicóloga Inalígia de Figueiredo Gomes e o grupo de plantonistas formado por sete estudantes do último ano do curso de Psicologia. O serviço é oferecido semanalmente sob a forma de plantão todas as terças-feiras, sem agendamento prévio, das 08 às 17h incluindo o horário de almoço. A duração de cada atendimento é flexível, levando-se em conta a singularidade de cada pessoa e de cada caso, mantendo-se como parâmetro a duração terapêutica de 50 minutos. Disponibiliza-se, ainda, aos clientes do SEP, o direito a um retorno caso desejem fazê-lo. A partir dos atendimentos os plantonistas preenchiam fichas como: 1) de Identificação, na qual constavam os dados psico-sócio-demográficos; 2) de Pesquisa, que se trata do levantamento de todos os dados; 3) ainda, quando necessário, as fichas de Encaminhamento Interno, bem como para Encaminhamento Externo. Além das escutas, os plantonistas desenvolvem atividades de pesquisa de campo em busca de instituições e profissionais que possam acolher a demanda da comunidade que busca ajuda.

RESULTADOS:

O SEP em 2009 realizou 210 atendimentos, dos quais se contabilizou dados descritivos através do pacote estatístico SPSS v.15, com objetivo de efetuar a caracterização da população atendida. 74,3% da clientela foi feminina. A faixa etária atendida varia de 14 a 70 anos com média de 30 anos (DP=12,7). Universitários foram mais freqüentes (44,3%), infere-se que tal deve-se ao fato de ser um serviço disponibilizado no meio acadêmico. Apresentou-se ainda uma variância de renda entre R$ 100,00 e R$ 8.000,00, sendo 48,9% auxiliados com até 3 salários mínimos, destaca-se assim, o caráter gratuito do SEP. Referente ao motivo da consulta categorizou-se as demandas em: Ansiedade, caracterizando 24,3% das queixas; Patologia Específica, onde 15,7% afirmaram ter depressão, transtorno bipolar, dislexia, etc; Com Conflito Existencial (20,5%) englobou-se a busca por autoconhecimento, questões existenciais, questionamentos sexuais, etc.; 12,9% inseriram-se em Conflito Familiar e 19% na categoria Conflito Afetivo. Por fim, 68,6% foram encaminhados para terapia individual na Clínica-Escola, 6,2% encaminhados para atendimento externo (terapia particular/instituição parceira) e 25,2% não se realizou encaminhamento por não se apresentar necessidade ou abertura pessoal no momento da consulta. 

CONCLUSÃO:

As pesquisas junto à psicologia clínica ainda se encontram limitadas. A subjetividade e suas intrínsecas manifestações exigem um trabalho de pesquisa que abrange desde a epistemologia dos conceitos a discussões de políticas públicas sobre saúde. Assim, a ciência contemporânea desenvolve espaços para ampliação e valorização dos estudos acadêmicos que possibilitem tal construção de conhecimento. O SEP enquanto projeto de extensão universitária se destaca pela relevância junto ao processo ensino-aprendizagem dos graduandos em Psicologia, através da aproximação da prática clínica numa escuta preventiva, emergencial e assistencialista. Os serviços oferecidos pelo SEP se apresentam em outras clínicas-escola de universidades brasileiras e UFPB é oferecido desde 1998 com sucesso, uma vez que oferece atenção a comunidade em diferentes demandas, se dispondo de forma ampla e acessível a todos. A participação de outras instituições e profissionais denota as possibilidades de ampliação desta assistência a população em diferentes instituições, a saber, escolas, hospitais gerais, hospitais psiquiátricos, etc. Pode-se considerar, por fim, que a pesquisa das demandas assistidas pelo SEP serve como parâmetro para o aperfeiçoamento das práticas, bem como a ampliação da qualidade dos atendimentos.

Palavras-chave: Escuta Psicológica, Clínica-Escola, Psicologia Clínica.