62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER: MAIS QUE UM CURSO, UMA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
Paulo Cesar Ribeiro 1
José Nilton de Sousa 1
Ione Hasegawa Kassuga 1
Carlos Antonio de Almeida Raeder 1
Jorge Alexandre Thedim Costa 1
Ronald dos Santos Quintanilha 1
1. Pró-Reitoria de Extensão, Universidade Federal Fluminense / UFF
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber: mais que um curso, uma construção de cidadania, que tem como propósitos apoiar jovens carentes oriundos de escolas públicas para que ampliem seus conhecimentos, possibilitando-os, não apenas participar de concursos das Universidades Públicas numa situação menos injusta, mas também oferecer-lhes oportunidades para o seu enriquecimento pessoal, social e cultural, além de proporcionar aos alunos universitários vivências junto às camadas populares como forma de influir na formação desses futuros profissionais, disponibilizando espaços para prática de suas futuras profissões e uma vivência pedagógica fundamentada na solidariedade e nos valores éticos fundamentais.
METODOLOGIA:
O Projeto é composto por 120 alunos selecionados através de análise sócio-econômica, provas e entrevistas. A análise socioeconômica dá suporte à escolha daqueles com menor poder aquisitivo, as provas de conteúdos servem como diagnóstico e as entrevistas como instrumentos de compartilhar a proposta do projeto. Faz-se um acompanhamento, através de banco de dados, das freqüências e motivos que acarretam evasões como meio de minimizá-las e aprimorar as futuras seleções. São 900 horas de Curso, distribuídas por 9 meses, de 2a as 6a feiras, das 18h30min às 22h e aos sábados das 8h às 14 h. Complementando o quadro de disciplinas são disponibilizadas atividades culturais e sócio-educativas (Música/Coral, Hip-Hop, Biblioteca, Informática, Orientação Vocacional, Atendimento Psicológico, Oficina de Aprendizagem e Memória, Arte terapia, Serviço Social, Cinema para Pré-Vestibulandos Comunitários e Grupos de Estudos). O conteúdo abordado acompanha o planejamento das provas das Universidades Públicas e há uma ênfase na relação de solidariedade como meio de troca, acompanhamento e assimilação dos mesmos. A equipe é composta por professores, alunos da UFF, ex-alunos do curso e voluntários. As decisões são deliberadas por colegiado e uma equipe de coordenação responde pelo trabalho no cotidiano.
RESULTADOS:
Ao longo dos 10 anos de existência, 265 alunos foram aprovados, no primeiro vestibular, para Cursos em Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Desses muitos retornam para dar continuidade ao desenvolvimento do Projeto como "alunos-mestres", monitores ou simplesmente para auxiliar em atividades complementares. A metodologia aplicada foi reconhecida pelos Programas Diversidade na Universidade MEC/SECAD, PROEXT/MEC, PROEXT-Cultura/MINC, aprovação em congressos locais e nacionais e pela concessão do prêmio Projeto Inovador de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Niterói/RJ. Trabalhos de conclusão de cursos (graduação e mestrado) sejam para carreiras de licenciaturas ou outros, desenvolvidos a partir de questões formuladas no Projeto, marcam o potencial de investigação existente na ação. O reconhecimento e a disponibilidade de funcionários e professores para o Projeto demarcam o processo de avanço da proposta na estrutura da universidade.
CONCLUSÃO:
O Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber não se restringe apenas como um Pré-Vestibular. Diferencia-se dos demais, não apenas no nome, mas na essência dos princípios e propósitos educacionais de relevância a que se propõe. O Projeto, além da transmissão de conteúdos, procura desenvolver uma consciência crítica entre seus alunos através da realização de atividades complementares, procurando, proporcionar um Curso diferenciado onde a integração e a prática de cidadania estejam sempre presentes. Em 10 anos verificamos não somente a aprovação nos vestibulares públicos, mas também o preparo básico qualitativo dos alunos, o que vem proporcionando êxito nas suas trajetórias acadêmicas. Os alunos percebem o crescimento do seu acervo pessoal e educacional, ampliando suas concepções acerca do processo educativo e incorporando à sua formação a importância de alguma forma de participação social. Destacamos o crescente quantitativo anual de aprovações nas universidades públicas, a redução na taxa de evasão e o expressivo número de ex-alunos que retornam ao Projeto para ocuparem a posição de professores. Ressaltamos ser possível conciliar as atividades da Academia com dinâmicas de atividades populares, demonstrando o quanto é válido investir na estruturação desse ambiente educativo.
Palavras-chave: Acesso ao Ensino Superior, Inclusão Social, Cidadania.