62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PROJETO I SIMPÓSIO CONHECENDO CANDEIAS DO JAMARI - RO
Jadiael Rodrigues da Silva 1
Elizabete Conceição Silvino 1
Éderson Rodinei Dantas Rodrigues 1
José dos Reis Moreira 1
Keuler Luiz Barbosa da Cunha 1
Mario Vitor Mendes 1
1. EEEFM. Carlos Drummond de Andrade / RO
INTRODUÇÃO:

O município de Candeias do Jamari, localizado as margens da BR - 364 há 20 km da Capital do Estado de Rondônia, Porto Velho, é um município que atualmente, encontra-se em pleno desenvolvimento. Dada a sua localização estratégica, o mesmo reúne todas as condições para ser referência dentre os demais municípios do Estado. Percebe-se, porém, que não há uma organização e um planejamento adequado para que realmente, o mesmo possa almejar tal desenvolvimento de maneira sustentável e que traga uma melhor qualidade de vida para a população. Pensando em tal problemática, os professores das disciplinas das Ciências Humanas da escola Carlos Drummond de Andrade, reuniram-se para traçar estratégias no sentido de realizar uma pesquisa sobre os aspectos históricos, sociais, culturais, econômicos, ambientais e estruturais do município de Candeias do Jamari, envolvendo os alunos, no intuito de alertar a sociedade e seus representantes legais, sobre a atual situação do município e as possibilidades de melhorias. Além disso, pretendeu-se destacar a relevância da escola como produtora de conhecimento e fomentadora de idéias que tragam benefícios à sociedade onde a mesma está inserida

METODOLOGIA:

Os procedimentos para a realização dos trabalhos se deram através de ações de levantamentos de dados dos aspectos biológicos, geográficos, sociais, políticos e históricos do Município de Candeias do Jamari, como por exemplo, as doenças endêmicas, a cultura, o turismo, a situação socioeconômica dos moradores da área urbana, a condição sanitária, o rio Candeias, etc. Os alunos foram divididos em 10 equipes. Após a inscrição, foi realizada uma reunião com cada equipe pelo professor coordenador responsável pelo tema; os professores das outras disciplinas foram envolvidos nas atividades colaborando no auxílio dos alunos na produção dos materiais; os recursos didáticos utilizados foram: Cartaz, mapas, fotografias, desenhos, datashow, filmadora, máquina fotográfica. A apresentação dos resultados foi executada em forma de exposição pelos alunos; a realização da etapa de coleta de dados se deu através de pesquisas bibliográficas, entrevistas, aplicação de questionários e pesquisa de campo. A tabulação e análise dos dados foi realizada pelos alunos e professores com o auxílio de computadores por meio dos softwares Excel (tabelas, gráficos), Word. Terminado esta etapa passou-se para a organização de todos os dados produzidos para apresentação a comunidade em geral no dia do Simpósio.

RESULTADOS:
O Primeiro Simpósio Conhecendo Candeias do Jamari - RO apresentou resultados positivos, tanto quanto a participação dos alunos e professores bem como da sociedade em geral. Além disso, notou-se que com a participação direta dos alunos na produção de conhecimentos sobre sua realidade, houve um grande avanço no processo de ensino-aprendizagem, pois os próprios alunos e até mesmo a comunidade Candeiense, não conhecia sua história, a história de sua cidade, muitos até nascidos no município. Com a realização da pesquisa foi possível resgatar parte da História e da memória do município além de trazer para reflexão problemas sociais pelos quais a população vem passando
CONCLUSÃO:

O Projeto do Primeiro Simpósio Conhecendo Candeias do Jamari - RO, possibilitou a escola interagir com a sociedade local por meio de seu alunado e corpo docente, além de trazer informações que possam servir de preservação da memória e da história da sociedade candeiense, despertando também, por meio da pesquisa e do envolvimento direto dos discentes, o senso de cidadania e pertencimento dos mesmos à sociedade em que estão inseridos. Perpassando assim, um dos princípios primordiais da escola: Sistematizar o saber. Onde nessa sistematização, janelas se abrem.  

Instituição de Fomento: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, História, Educação e Cidadania .