62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
PRESENÇA DE Cryptosporidium sp NAS AREIAS DE TRÊS PRAIAS DO LITORAL DE PERNAMBUCO
Maria José Ribeiro 1
Divar Fernandes Pires Neto 1
Camila Viana Ximenes 1
Gabriela Ayres Fragoso Nascimento 1
Raila Figueiredo Silva 1
Francisca Janaina Rocha 1
1. Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Diante do cenário das doenças provocadas por protozoários que são veiculadas no Brasil, a criptosporidiose apresenta papel de destaque. Das espécies conhecidas, Cryptosporidium parvum e C hominis (antes reconhecida como genótipo 1 de C. parvum) são frequentemente associadas à infecção no homem, embora haja relatos de casos humanos com C. muris, C. meleagridis, C. canis, C. felis.Esse parasita produz oocistos resistentes às condições ambientais e, dessa forma, podem ser veiculados por água, alimentos e mãos contaminados e atingir um grande contingente da população. Quando em material fecal ou na água, podem reter a sua infectividade por vários dias. Em vista disso, este trabalho tem por objetivo analisar a ocorrência de Cryptosporidium sp nas areias de três praias do litoral sul de Pernambuco, que tem o turismo como fundamental fator econômico, recebendo turistas de diversas partes do mundo.
METODOLOGIA:
Foram pesquisadas três praias (Piedade, Tamandaré e Boa Viagem) no estado de Pernambuco. Cada praia foi dividida em quatro áreas de 100 m2, cada áreas era subdividida em 2 subáreas 50 m2 De cada subárea foram selecionados cinco pontos eqüidistantes, de onde foram coletadas 3 amostras (superfície, 10 centímetros e 20 centímetros) de areia (aproximadamente 100 g), totalizando 24 amostras em cada praia. As amostras foram processadas no Laboratório de parasitologia do Departamento de parasitologia da Universidade Federal de Pernambuco. Os ooscistos de Criptosporidium spp foram detectados através da técnica de Ziehl-Neelsen modificada, coloração com fucsina-carbólica (método Kinyoun), precedida pela técnica de sedimentação espontânea (método de Hoffman, Pons e Janer).
RESULTADOS:
A análise das 24 amostras de areia de Tamandaré indicou que 8 (33,3%) estavam contaminados por criptosporídio. No caso das amostras de Boa Viagem, 12 (50%) estavam contaminadas pelo parasita. Por fim, das amostras da praia de Piedade, 8 (33,3%) foram positivadas para a presença do protozoário. Isto pode indicar que há pouca fiscalização sanitária nessas praias, o que favorece o uso indevido do espaço, podendo acarretar contaminação do solo por dejetos humanos e, principalmente, de animais como cães e gatos, podendo relacionar-se com os índices que foram encontrados.
CONCLUSÃO:
Os resultados deste trabalho demonstram a importancia da investigação de parasitos nas areias das praias como medida de profilaxia e controle desses agentes infecciosos. Demonstram ainda a necessidade de medidas de saneamento e fiscalização junto a esses locais.
Palavras-chave: Cryptosporidium sp., Praia, Parasitose Oportunista.