62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
CRIAÇÃO DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM DO CEARÁ
Elizian Braga Rodrigues 1
Ana Carolina Oliveira Rocha 1
Camila Brasil Moreira 1
Hellen Lívia Oliveira Catunda 1
Karine de Castro Bezerra 1
Ana Kelve de Castro Damasceno 2
1. Depto. de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará - UFC
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Enfermagem - UFC
INTRODUÇÃO:

O aprendizado da história da Enfermagem tem grande relevância na compreensão do processo de formação dessa ciência e suas diretrizes, possibilitando avaliar o passado e visualizar o futuro, além de contribuir na preservação da memória daqueles que foram os precursores da história dessa profissão. Os estudos históricos interessam sobremaneira à enfermagem, pois a construção de uma memória coletiva é o que possibilita a tomada de consciência daquilo que somos realmente, enquanto produto histórico, o desenvolvimento da auto-estima coletiva e a tarefa de construção e reconstrução da identidade profissional. Assim, o desvelamento da realidade mediante o estudo da História da Enfermagem é libertador e permite um novo olhar sobre a profissão. Ainda que pouco explorada, a história da enfermagem possibilita que práticas e representações sejam avaliadas, revalidadas ou substituídas, transformando os processos que sistematizam os cuidados. Assim como os precursores da enfermagem cearense o cordel também faz parte da nossa historia, através dessa literatura característica de nossa cultura em que a poesia popular, originalmente oral foi recitada para contar a criação da enfermagem no solo nordestino, unindo história e cultura. Nessa perspectiva o presente trabalho tem como objetivos mostrar por meio da literatura de cordel como é possível ensinar, aprender, e amplificar a história da enfermagem do Ceará e evidenciar as implicações do conhecimento histórico para a enfermagem, no que se refere à formação de uma consciência crítica e de novas formas de percepção e de apreciação da profissão.

METODOLOGIA:

Trata-se de um relato de experiência vivenciado na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Enfermagem em junho de 2009 por acadêmicos do primeiro semestre do curso de enfermagem na disciplina de Bases Histórica da Enfermagem. Foi realizada a confecção de instrumento educativo, um cordel, no qual abordava a história da enfermagem do Ceará desde seu principio e suas principais intuições no estado do Ceará, evidenciando marcos históricos importantes que causaram impacto na consolidação da profissão nesse estado. O cordel construído possui 18 estrofes das quais falam sobre a criação do curso de enfermagem nas três principais universidades do Ceará e das instituições reguladoras e organizadoras (COFEN, COREN, ABEN). No material buscamos integrar a história com a criatividade lúdica o que proporcionou interação e comunicação com o publico alvo.

RESULTADOS:

Observou-se que a criação e utilização de cordel com o intuito de facilitar o processo de ensino/aprendizagem, da história da enfermagem do Ceará, apresenta-se como meio criativo e inovador, uma vez que os alunos criam um maior interesse ao observar esse tipo de estratégia que já faz parte da cultura. Além disso, estimula a produção artística e cultural entre os alunos de enfermagem, e proporciona um aumento da valorização da história e poesia cearense. O instrumento favoreceu trocas de idéias, criação de espaços para discussão acerca da temática que envolveu desde a história até a área de conhecimento nos diferentes cenários da prática do profissional de enfermagem, das suas entidades representativas e norteando-se para a cultura dos cuidados. Todavia a estratégia mostrou a necessidade da pesquisa histórica, desenvolvendo estudos e preservando documentação escrita e de origens diversas no sentido de recuperar a memória histórica da enfermagem em suas múltiplas temporalidades, já que houve dificuldades na coleta de informações para a construção do instrumento.

CONCLUSÃO:

Diante do exposto concluímos que a construção de tecnologias inovadoras e criativas, como o cordel, pode ser vistas como uma alternativa para a complementação do modelo de ensino teórico tradicional das universidades, proporcionando assim que os acadêmicos tenham um melhor aproveitamento do conteúdo e possam conhecer mais sobre a história da sua profissão contada em versus rimados, em que cada estrofe trazia humor e informações sobre a nossa profissão, dessa forma o conhecimento surgiu de forma descontraída para quem lia ou ouvia o cordel da enfermagem do Ceará. Uma melhor compreensão da trajetória da nossa profissão é necessária à formação de uma consciência crítica, além do conhecimento da história da enfermagem, que faz parte da cultura profissional.

Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino, História da enfermagem.