62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
CARACTERIZAÇÃO VEGETACIONAL DE FRAGMENTOS DE CERRADO EM AQUIDAUANA, MS
Bruno Jacobson 1
Minéia Moimáz 1
Liliam de Arruda Hayd 2
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
2. Profª Dr./Orientadora - UEMS
INTRODUÇÃO:

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, com aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, sendo superado apenas pela Amazônia (MACHADO, 2005). É um bioma com grande importância para conservação da biodiversidade mundial. Sua flora é a mais rica entre as savanas do mundo, com mais de 7.000 espécies. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana possui uma área de 806 ha. Uma parte do campus se encontra preservado em forma de reservas. Entre as vegetações encontra-se um trecho da Serra de Maracajú, denominada Morro do Paxixi. É um de seus componentes onde se encontra melhor conservada a vegetação original, em função das características topográficas, com difícil acesso. DAMASCENO JR. et. al (2000) ressaltam  a importância do estudo destas áreas, considerando sua distribuição, com vocação natural para conservação. Além destas imensas áreas de encostas encontram-se isoladas alguns fragmentos de cerrado. O presente trabalho teve por objetivo descrever a florística desses fragmentos de vegetações e confeccionar uma carpoteca com os materiais coletados.

METODOLOGIA:
Foi realizado um levantamento florístico na Fazenda da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Aquidauana (UUA), nas coordenadas 20º27'29" S e 55º40'19,11"W. A fazenda foi dividida em 4 áreas de 20 x 20 m, pelo método de parcelas. A área A é característica de área em processo de regeneração natural. A área B está localizada em uma trilha ecológica, em um dos componentes da Serra de Maracajú. A área C está às margens do Córrego Fundo, com mata de galeria e a área D possui vegetação densa com aparentes perturbações antrópicas. As coletas foram realizadas periodicamente, durante 10 meses, no ano de 2009. Foram coletados todos os frutos que ocorreram neste período. Os frutos coletados foram aproveitados para a confecção de uma carpoteca que está exposta no museu de Educação Ambiental do Grupo de Estudo em Manutenção de Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável (GEMAP). Os frutos foram acondicionados em caixas de madeira com tampa de vidro de dimensões 50 x 11 x 7 cm e 79 x 50 x 11 cm. Os frutos carnosos foram mantidos em álcool 70%, em frascos de vidro de 100 ml com tampa rosqueável.
RESULTADOS:
Foram coletadas 92 espécies distribuídos em 75 gêneros e 31 famílias, das quais 86 foram identificadas. Na área A foi observado a dominância da família Fabaceae com 9 espécies, porém com forte presença  de espécies primárias, característica de área em regeneração natural como Croton urucurana e Guazuma umifolia. A área B apresentou dominância de Anadenanthera sp.. Essa ocorrência também foi verificada por AMARAL (2006), em vegetações semelhantes de Cerrado rupestre. Na área C houve dominância da família Fabaceae, com 4 espécies. Nesta área foi observada maior densidade de plantas de porte arbustivo. Segundo JARENKOW & WAECHTER (2001) a ocorrência de afloramento rochoso favorece a incidência de plantas com esse porte. A área D apresentou forte ação antrópica, que segundo VALERI et. al (2003), é caracterizada pela presença de Guadua sp e lianas nas bordas. Está área apresentou maior ocorrência das famílias Bignoniaceae, Fabaceae, Myrtaceae e Tiliaceae, com 2 espécies cada. Devido à extensão do campus, foi observado modificações na formação florística. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores como fertilidade do solo e intensidade da ação antrópica.
CONCLUSÃO:
As áreas B e C, apresentaram maior estado de conservação e semelhanças entre elas. Isso pode ser atribuído à baixa fertilidade do solo e ao difícil acesso. Com os resultados obtidos foi possível observar nas áreas A e D potencial para estudos referentes á regeneração natural e ação antrópica em fragmentos de mata.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Cerrado, Serra de Maracaju, Florística.