62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PESCANDO A CIDADANIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE PESCADORES
Ticiana Patrícia da Silveira Cunha Coutinho 1
Rejane Bezerra Barros 1
Joelma Lucena de Oliveira 1
Patrícia Carla de Macedo Chagas 1
Leão Xavier da Costa Neto 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN-IFRN
INTRODUÇÃO:

 

O trabalho de formação continuada desenvolvido no Projeto Pescando a Cidadania foi realizado junto a quinze professores alfabetizadores, objetivando-se prepará-los para alfabetizar 100 pescadores e pescadoras na sede do Município de Macau e nos distritos de Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho no Estado do Rio Grande do Norte, selecionados a partir da publicação de edital de seleção interno, desenvolvido por profissionais do IFRN-Campus Macau e financiado pela SETEC/MEC. Por meio de um curso de formação continuada, procurou-se proporcionar uma preparação pedagógica aos professores para o desenvolvimento do trabalho de alfabetização de adultos, a partir de temas voltados para a formação da cidadania, considerando-se o modo de vida dos pescadores, o tempo que passam em terra firme e o tempo que passam pescando, a sua cultura e da comunidade onde moram, a história de vida, os anseios e necessidades, dentre outros aspectos considerados relevantes para que o projeto Pescando a Cidadania alcançasse êxito junto aos pescadores. O referido projeto tem como preocupação primeira, a inclusão social dos pescadores que até hoje têm vivido às margens da sociedade, tendo sido negado o direito do acesso aos bens e serviços.

METODOLOGIA:

O curso de formação continuada teve início com os trabalhos de análise de currículo e entrevista com os professores alfabetizadores, tendo como principal critério a experiência com alfabetização de adultos. O curso de formação continuada aconteceu no IFRN-Campus Macau, com duração de 40 horas/aula, organizado em dez encontros de quatro horas/aula. Através de uma metodologia diferenciada que teve como base a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida por fundamentos baseados em Paulo Freire, realizou-se o estudo de temas voltados para a formação da cidadania e do letramento, definidos em reuniões realizadas com representantes das comunidades de pescadores da região que retratam aspectos relevantes do modo de vida dos pescadores, seus interesses e necessidades, como: os direitos e deveres do cidadão; o respeito às questões ambientais e a saúde do pescador e das suas famílias. Os encontros do curso para os professores alfabetizadores também foram planejados a partir de temas envolvendo discussões sobre: o objetivo do projeto; práticas na alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos; o sujeito professor e o sujeito aluno; temas geradores para a formação da cidadania; planejamento; planos de aula; estratégias de ensino; situações de aprendizagem e avaliação.

RESULTADOS:

Todo processo de formação envolve perspectivas dialógicas quanto aos sujeitos e conteúdos da formação. O curso contemplado no Projeto Pescando a Cidadania teve uma excelente repercussão no grupo de professores alfabetizadores de pescadores e pescadoras, tendo como principal resultado a sensibilização desses professores, o planejamento das aulas para alfabetização de adultos e preparação de materiais didáticos, bem como o despertar do desejo de desenvolver um trabalho de alfabetização diferenciado, voltado para atender as necessidades do aluno trabalhador da pesca, aproveitando os conhecimentos, as histórias de vida e a cultura da comunidade, considerando as dificuldades e ao mesmo tempo os sonhos de mudar a sua realidade e de sua comunidade. Após a realização do curso, os professores assumiram cinco salas de aula para realizarem o trabalho de alfabetização dos pescadores, cada turma com uma média de 25 alunos, superando as expectativas do número de alunos inicial, sendo duas turmas na sede do município de Macau, uma no Distrito de Barreiras, uma em Sertãozinho e uma em Diogo Lopes. O processo de alfabetização será acompanhado por dois professores alfabetizadores em cada sala, o que possibilita um acompanhamento mais próximo do processo de letramento.

CONCLUSÃO:

O curso de formação de professores alfabetizadores foi concluído com a proposta de produção de um dossiê onde eles foram convidados a descrever os caminhos de formação. Tal proposta permitiu a reelaboração de saberes da alfabetização de adultos, saberes sobre a prática pedagógica e, principalmente, propiciou um novo olhar sobre o contexto social e cultural de pescadores e pescadoras da região onde o Projeto será vivenciado.

Instituição de Fomento: SETEC/MEC
Palavras-chave: Alfabetização de adultos, Pescadores e pescadoras, Formação para a cidadania.