62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PLANTAS MEDICINAIS: ONDE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUSCAM INFORMAÇÕES?
Kalianny Kadidja Polline Soares Amorim 1
Ivone Ferreira Borges 1
Giselle dos Santos Costa 1
Eumendes Carlos Fernandes 1
Raquel Mirtes Pereira da Silva 2
1. FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
2. Profª. / Orientadora - FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
INTRODUÇÃO:
A fitoterapia representa uma terapia complementar que utiliza plantas medicinais, na produção de fitoterápicos que são medicamentos preparados exclusivamente com plantas ou partes de plantas medicinais. Constitui um campo inesgotável de novos conhecimentos científicos contribuindo assim com o aprimoramento da medicina tradicional. As plantas com propriedades terapêuticas podem auxiliar no tratamento de várias doenças. O presente estudo teve por objetivo identificar as principais fontes de informações dos profissionais de saúde das unidades representativas da Estratégia Saúde da Família da cidade de Patos - PB sobre plantas medicinais.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório descritivo com abordagem quanti-qualitativa. O trabalho foi realizado no período de fevereiro a abril de 2009 em que profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista e auxiliar de consultório dentário responderam a um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas relacionadas às fontes de obtenção de conhecimento sobre a fitoterapia.
RESULTADOS:
De acordo com os dados encontrados, constatou-se que a maioria das informações sobre plantas medicinais obtidas pelos profissionais de saúde acontece por meio de livros especializados (35%) e revistas (25%). Isso mostra o interesse dos profissionais em obter conhecimentos científicos e, portanto confiáveis sobre o uso adequado de plantas medicinais. No entanto 10% dos entrevistados recebem informações através da televisão e através de terceiros (amigos, parentes, etc.) e 20% não recebem qualquer tipo de informação sobre a fitoterapia, dados estes que nos preocupa, pois o conhecimento da eficácia das plantas adquirido de modo informal e sem respaldo científico, ou o não recebimento de qualquer tipo de informação leva a utilização de modo inadequado das plantas medicinais.
CONCLUSÃO:
O resultado desta pesquisa demonstra a necessidade do conhecimento sobre os efeitos das plantas medicinais, o que sugere a realização de cursos de capacitação, palestras e vivência sobre a potencialidade terapêutica da fitoterapia.
Palavras-chave: Fitoterapia, Profissionais de saúde, Plantas medicinais.