62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
AVALIAÇÃO DO ÍNDICE CPO-D EM ADOLESCENTES DO INTERIOR DA PARAÍBA
Dmitry José de Santana Sarmento 1
Jalber Almeida dos Santos 2
Tássia Cristina de Almeida Pinto 3
Alessandro Leite Cavalcanti 4
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
3. Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
4. Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
INTRODUÇÃO:
O índice CPO-D foi criado para analisar a condição dental da população avaliando de forma quantitativa dentes cariados, perdidos e obturados de um individuo. Isso se torna de grande valia para estudos em saúde pública. A pesquisa objetivou avaliar o índice CPO-D em adolescentes de 12 a 18 anos da cidade de Sousa no estado da Paraíba.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo observacional, epidemiológico e transversal, descritivo e analítico, com método quantitativo, para isso utilizou-se de um formulário semi-estruturado. A amostra compreendeu 300 adolescentes, os quais foram examinados clinicamente em luz natural nas áreas livres das residências por meio de inspeção visual com auxilio de espátula de madeira, gazes descartáveis e espelhos bucais, todos devidamente esterilizados. Os dados foram armazenados e tabulados no programa Epi-info 3.5.1. A pesquisa foi analisada e aprovada pelo Cômite de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba.
RESULTADOS:
O CPO-D médio da população estudada foi de 3,95, um pouco acima da meta considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é um escore menor que 3, 62,3% da amostra apresentou pelo menos 1 dente cariado, 22,3% algum perdido e 51% ao menos um obturado. Na amostra prevaleciam adolescentes do sexo feminino (52,3%), entre 12-14 anos (59,7%), estudantes do ensino fundamental (59%), com renda familiar menor ou igual a 2 salários mínimos (81,3%). Observou-se, ainda, que 11,3% nunca haviam ido o dentista; dos que, alguma vez na vida, tiveram atendimento odontológico, 74,1% haviam sido realizados em serviço público, possuindo a prevenção (74,4%) como principal motivo para a visita.
CONCLUSÃO:
O índice CPO-D médio apresentado por esses adolescentes, embora não se enquadrar na meta estabelecida pela OMS, é considerado aceitável. Estes dados, juntamente com um número considerado da amostra que nunca haviam procurado o cirurgião-dentista, ressaltam a necessidade de políticas de orientação e prevenção para este público.
Palavras-chave: Odontologia, Saúde Pública , Adolescente.