62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 2. Farmacologia Clínica
ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA INTESTINAL DO EXTRATO SECO DE Phyllanthus niruri EM COLITE INDUZIDA POR ÁCIDO ACÉTICO EM RATOS.
Hudson Godeiro de Araújo Teixeira 1
Aurigena Antunes de Araújo 1
Luiz Alberto Lira Soares 1
Gildelane da Silva Neri 1
Christina da Silva Camillo 1
Gerlane Coelho Bernardo Guerra 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são as formas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais e se caracterizam pela perpetuação crônica do processo inflamatório do intestino, de etiologia não esclarecida. Acometem pessoas de diferentes classes socioeconômicas, idade, sexo e nacionalidade; são relativamente freqüentes, afetando 1,4 milhões de pessoas nos Estados Unidos, 2,2 milhões na Europa e cerca de 150 mil pessoas (0,5%) da população canadense. Possuem uma apresentação clínica cursando de forma geral com diarréia, sangramento retal, dor abdominal, tenesmo; sendo a magnitude da sintomatologia diretamente proporcional à gravidade destas doenças. O Phillanthus niruri L., popularmente conhecida como quebra-pedra, é uma planta de pequeno porte distribuída por toda região tropical e subtropical de vários países, inclusive no nordeste brasileiro. É usada na medicina popular para o tratamento de várias doenças. Percebe-se a importância de se buscar alternativas farmacológicas para o tratamento das doenças inflamatórias intestinais; procurando-se fármacos com menos efeitos colaterais e custos para a sociedade. Dessa forma, objetivou-se estudar a atividade antiinflamatória do extrato de Phyllantus niruri em modelo de colite induzida por ácido acético em ratos.
METODOLOGIA:
As folhas de Phyllanthus niruri foram secas, trituradas para a obtenção de um extrato aquoso que posteriormente foi seco em Spray dry. Ratas de linhagem Wistar foram divididas em quatro grupos: grupo controle (n=7); grupo I (P. niruri 100mg/Kg) (n=8); grupo II (P. niruri 200 mg/Kg) (n=7); e grupo não colítico (n=5). O extrato foi administrado por gavagem diariamente, iniciando 48 horas antes da indução da colite continuando por cinco dias consecutivos. No terceiro dia os animais foram submetidos a um jejum por 24 horas, foram anestesiados com tiopental e a solução de ácido acético (0,5 ml a 10% v/v em solução salina 0,9%) foi administrada por via retal até 8 cm no cólon, exceto no grupo não colítico. Os animais foram submetidos à eutanásia com Tiopental (50mg/Kg), em seguida o colón foi removido e aberto longitudinalmente para avaliação do Índice de Dano Macroscópico, peso e extensão. O colón foi fixado em uma solução tamponada de paraformaldeído (4% em PBS, pH = 7,2) e encaminhado para o exame histopatológico. Posteriormente, obtiveram-se cortes histológicos que foram corados com hematoxilina e eosina para a avaliação histológica mediante microscopia óptica e ainda foram avaliados conforme o grau de infiltração leucocitária do tecido colônico, utilizando parâmetro de 0 - 3.
RESULTADOS:
Os resultados são apresentados como media ± DP, exceto o índice de dano macroscópico (IDM) e a densidade do infiltrado que estão expressos como mediana. Foi utilizado o teste "t" Student na comparação entre o grupo controle e demais grupos. A densidade do infiltrado foi analisada através do teste Mann-Whitney, significância p<0,05. O grupo controle apresentou inflamação intestinal caracterizada por zonas de necrose da mucosa, rodeada por um tecido inflamado e hiperêmico (IDM=8,5). O peso/extensão do cólon aumentou duas vezes em relação ao grupo não colítico (p<0,01). Histologicamente, o grupo controle apresentou alteração na morfológia da mucosa, caracterizada por edema da submucosa, hiperemia, destruição das criptas, erosão, perda de células caliciformes, destruição do epitélio, infiltração leucocitária moderado a intenso e distribuição difusa, composto por polimorfonucleares e linfócitos. A administração do extrato reduziu significativamente o IDM (5,0) (p<0,01) o peso/extensão do cólon em comparação ao grupo controle (p<0,01). A histologia mostrou que o extrato reduziu a densidade do infiltrado, com infiltrado inflamatório leve a moderado com distribuição localizada nas regiões de mucosa e submucosa, preservação da citoarquitetura do tecido intestinal e células caliciformes.
CONCLUSÃO:
Este estudo permitiu comprovar o efeito benéfico do P. niruri sobre o dano produzido pelo ácido acético. Desta forma, os resultados obtidos no presente estudo indicam que extrato do P. niruri nas doses de 100 e 200 mg/kg apresenta um efeito preventivo na fase aguda da colite induzida pelo ácido acético. A análise histológica realizada corrobora com os dados demonstrando que o extrato do Phyllanthus niruri nas doses de 100 e 200 mg/kg possui um efeito benéfico sobre o dano produzido pelo ácido acético, mostrando que os cortes histológicos procedentes de animais com colite e tratados com o extrato em estudo mostraram uma preservação parcial da citoarquitetura do tecido intestinal e a presença de células caliciformes, em contraposição com a destruição do epitélio intestinal que foi observada no grupo controle. Este efeito foi acompanhado também pela diminuição da relação peso/extensão mostrando um efeito benéfico na funcionalidade colônica.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Phyllanthus niruri, colite, atividade antiinflamatória intestinal.