62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
CARACTERIZAÇÃO DA DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO NAS ADOLESCENTES PUÉRPERAS DA CIDADE DE BORBOREMA-PB
Carolina Medeiros de Almeida 2
Tatyane do Carmo Oliveira Rodrigues 1
Caio César Lopes Belmiro 2
Daniela de Araújo Vilar 2
Rayanne Sales de Araújo Batista 2
Marina Suênia de Araújo Vilar 1
1. Depto. de Enfermagem, Fac. de Ciências Médicas FCM, Campina Grande - PB
2. Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande - PB
INTRODUÇÃO:
A adolescência é uma etapa da vida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Os riscos neste período não são apenas devido ao fator idade, existem riscos biológicos, porém psíquicos e sociais bastante importantes. Dentre as complicações mais comuns da gestação na adolescência, tem-se a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) que se caracteriza por quadro de hipertensão associada ou não com edema e proteinúria. O presente trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores que levam ao desenvolvimento da DHEG.
METODOLOGIA:
O estudo foi do tipo exploratório com abordagem quanti-qualitativa, realizado no período de Abril a Maio de 2009. A amostra foi constituída por dezessete gestantes, na faixa etária de 10 - 19 anos.
RESULTADOS:
De acordo com análise dos dados coletados foi possível verificar que: 58,8% das adolescentes estavam na faixa etária de 18-19 anos, com a estatura entre 1,56 - 1,65m. Em relação ao estado civil, 76,5% das gestantes eram solteiras. A maioria encontrava-se entre o 5º e 9º mês de gestação com 29,4%, foi verificado também que 70,6% começaram seu pré-natal no 1º trimestre e que 52,9% eram primigestas. Durante a gravidez a patologia que mais acometeu as adolescentes foi a infecção urinária com 42,9%. Dentre os fatores hereditários de maior ocorrência esteve a hipertensão com 52%. Em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento da DHEG, foi verificado que 82,4% não realizavam nenhum tipo de atividade física, 5,9% consumiam bebida alcoólica, 20% não consumiam legumes e verduras e 14,7% consumiam grandes quantidades de refrigerantes e doces. No entanto, 41,2% das gestantes encontravam-se com baixo peso. Não foi verificado o hábito de fumar entre as adolescentes, nem alterações dos níveis pressóricos das gestantes.
CONCLUSÃO:
Dessa forma foi possível evidenciar que, mesmo com o número alto de fatores predisponentes ao desenvolvimento da DHEG, não foi confirmado nenhum caso de DHEG no município de Borborema. Contudo, esforços devem ser feitos para melhorar a qualidade da atenção oferecida às gestantes durante a realização do pré-natal, uma vez que, um acompanhamento especial com o aumento de peso e o monitoramento cuidadoso da pressão arterial e de seus sintomas característicos podem reduzir significativamente a incidência da DHEG.
Palavras-chave: Gravidez, DHEG, Hipertensão.