62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A BIOLOGIA E A NOVA GENÉTICA
Danyelle Andrade Mota 1
Micaela Oliveira de Menezes 1
Márcio Andrei Guimarães 1
1. Universidade Federal de Sergipe / UFS
INTRODUÇÃO:
Um dos maiores avanços nas ciências biológicas nos últimos anos está relacionado às novas tecnologias relacionadas à biologia. A biologia tem respondido as demandas sociais com o desenvolvimento de técnicas que permitem aumentar a produção de alimentos, diagnosticar precocemente uma doença e, de maneira geral, melhorar a qualidade de vida da população. Entretanto o desenvolvimento das ciências biológicas tem gerado grandes problemas éticos que, muitas vezes não são divulgados para a população. Assim os avanços da biotecnologia dão lugar a um debate: se por um lado se reconhece que as biotecnologias podem ajudar a encontrar soluções para os problemas da humanidade, por outro surgem dúvidas e críticas em relação à diversos aspectos das pesquisas. Nesse sentido é fundamental que todos os cidadãos possam participar dos debates sobre os avanços das ciências sendo que para isso é necessário que saibam ter posicionamentos fundamentados. Aqui a educação formal tem um importante papel, pois é através dela que as pessoas podem adquirir as informações básicas para avaliar os avanços da ciência ao redor. O trabalho tem como objetivo levantar as concepções de graduandos de biologia sobre a biotecnologia e as formas mais comuns de aquisição de informação.
METODOLOGIA:
Para a constituição de dados foi realizado uma oficina sobre genética e biotecnologia na qual participaram 20 estudantes de diferentes semestres do curso de ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. Os temas abordados no curso foram Biologia Molecular, PCR, Microarrays, SAGE e Eletroforese. Foram realizadas práticas como a extração do DNA da banana e a confecção de um origami de DNA. Também foram discutidos temas emergentes como a produção de Microorganismos Geneticamente Modificados, Plantas Transgênicas, Animais Transgênicos, Clonagem, Terapia Gênica e Ética da Biotecnologia Molecular. Durante a realização da oficina foram levantadas informações sobre o conhecimento básico em biotecnologia, interesse pelo tema, fontes de informação utilizadas, importância atribuída à biotecnologia e atitudes em relação às novas tecnologias.
RESULTADOS:
Os participantes do curso mostraram ter conhecimentos básicos sobre o assunto, mas com muitas dúvidas. Eles apontaram o pouco preparo dos professores a ausência de atividades práticas e a falta de recursos como limitadores da aprendizagem. Todos os participantes demonstraram interesse pelo tema o que é evidenciado pela escolha do curso e pela vontade de aprofundamento demonstrado durante a oficina. As fontes de informações mais usadas pelos participantes, como jornais, telejornais e revistas, foram apontadas como sendo pouco confiáveis sendo a palavra do especialista/professor considerada a melhor. Todos deram grande importância ao assunto devido a possibilidade de melhoria na qualidade de vida. Os participantes demonstraram atitude positiva para pesquisas que envolviam o tratamento de doenças, mas mostraram-se negativos em relação a temas como clonagem humana.
CONCLUSÃO:
A oficina realizada mostrou-se relevante e permitiu a disseminação de conhecimentos entre os participantes. Os alunos, mesmo cursando o ensino superior, apresentaram muitas dúvidas em relação à Biotecnologia. A melhoria da educação em científica foi apontado como sendo essencial para o desenvolvimento de cidadãos capazes de lidar com as mudanças econômicas e sociais que o desenvolvimento da Biotecnologia trouxe. Para que isso ocorra, deve haver maior investimento na formação dos professores e acesso a materiais adequados, para que haja melhorias na qualidade do ensino dos novos conhecimentos produzidos nas diferentes áreas das ciências. Uma melhoria no ensino de ciências, em especial sobre a nova genética, pode assegurar que os jovens tenham o conhecimento necessário para que contribuam com o debate público sobre ciências e tomem decisões informadas.
Palavras-chave: Educação, Biotecnologia, Sociedade.