62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INTERNOS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Aline Santos Monte 1
Anielle Torres de Melo 1
Renata de Sousa Alves 2
Francisco Almir Sousa Cardoso 2
Maria Goretti Rodrigues de Queiroz 2
Nadia Aciolly Pinto Nogueira 3
1. Curso de Farmácia - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - UFC
2. Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas - UFC
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas - UFC
INTRODUÇÃO:
A determinação de parâmetros bioquímicos se faz importante para a avaliação da qualidade de vida da população. Desta forma, a dosagem de Glicemia, Proteínas Totais e Albumina são primordiais, pois são constituintes básicos dos organismos. O déficit ou o excesso desses componentes mostra um grande comprometimento das funções normais do ser humano. A dosagem de glicose fornece dados para investigação, diagnóstico e monitoramento das hiperglicemias ou hipoglicemias. O nível de proteínas plasmáticas determina o estado nutricional e também reflete a função hepática dos pacientes. O trabalho objetiva avaliar os resultados de exames bioquímicos realizados em crianças e adolescentes internos em uma Instituição sem fins lucrativos. A pesquisa é relevante, pois mostra, através dos exames, o estado de saúde dos internos da Instituição.
METODOLOGIA:
Estudo transversal de caráter quantitativo, realizado em uma instituição educativa pública, localizada no município de Fortaleza, no período de agosto a novembro de 2009. Foram avaliadas, amostras de sangue de 43 crianças e adolescentes. A coleta foi realizada semanalmente na própria instituição, após consentimento da tutora legal e após jejum de 12 horas cumprido pelos internos. Como estratégias para viabilizar a coleta de sangue foram utilizadas câmera fotográfica e dinâmicas que distraiam as crianças durante a coleta. As amostras foram analisadas no LACT - Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal do Ceará. Os dados colhidos foram sistematizados no programa Excel e analisados posteriormente de acordo com literatura pertinente. O estudo obedeceu às normas que regulamentam a pesquisa que envolve seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde - Ministério da Saúde, e segundo Resolução nº196/96. Para tanto, foi submetido ao COMEPE - Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, tendo sido autorizado para coleta das amostras conforme Protocolo Nº 234/09.
RESULTADOS:
Percebeu-se que 53,5% dos internos que participaram da pesquisa tiveram pelo menos alguma alteração nos resultados dos exames bioquímicos. Para as dosagens de Proteínas Totais, Albumina e Glicemia de Jejum, foram utilizados os valores de referência de 6,5 - 8,2 g ⁄ dL, 3,39 - 5,41 g ⁄ dL, 70 - 99 mg/dL, respectivamente. Nos exames de dosagem de Proteínas Totais, 30,2% dos internos tiveram resultados fora dos valores de referência sendo 11,6% acima e 18,6% abaixo. Percebe-se que o déficit de proteínas totais é predominante nessas crianças e adolescentes, sugerindo uma possível desnutrição. Quanto ao resultado dos internos que apresentaram valores altos de proteínas totais, pode estar associado à desidratação. Em relação à Dosagem de Albumina, apenas 2,3% dos examinados apresentou resultados abaixo dos valores de referência, o que também pode estar relacionado à desnutrição. O resultado do exame de Glicemia de Jejum mostrou que 30,2% dos internos apresentou valores abaixo do valor de referência. Esses resultados necessitam de maiores investigações, incluindo outros parâmetros fisiológicos para uma melhor compreensão do quadro.
CONCLUSÃO:
Através dos resultados pode-se perceber que houve alteração em pelo menos um dos exames bioquímicos realizados em mais da metade dos internos, mostrando a importância de trabalhos como esse, onde, a partir dos resultados, pode-se medicá-los e/ou interferir em seus hábitos alimentares, melhorando a qualidade de vida dos mesmos. É imprescindível ressaltar a importância da realização contínua de exames de sangue, a fim de diagnosticar precocemente possíveis patologias ou déficits nutricionais.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Proteínas, Glicemia, Crianças.