62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
INFLUÊNCIA DOS EVENTOS EL NIÑO, LA NIÑA E ZONA DE CONVERGÊNCIA DA AMÉRICA DO SUL NO REGIME DE CHUVAS DA REGIÃO DE ALTA FLORESTA, NORTE DE MATO GROSSO, NO PERÍODO 1976 A 2004.
Ralf Gielow 1
Camila Soares de Siqueira Sousa 2
Jéssica Tatiane da Silva 3
João Andrade de Carvalho Jr 4
Ernesto Celestino Alvarado 5
José Carlos dos Santos 6
1. CPTEC - INPE/São josé dos Campos, SP
2. UNIVAP/São José dos Campos
3. Dpto. de Meteorologia - UFPel
4. Depto. Energia - UNESP/Guaratinguetá
5. Univ. of Washington/Seattle, EUA
6. LCP - INPE/Cachoeira Paulista
INTRODUÇÃO:
A ocorrência do fenômeno El Niño - EN (La Niña - LN), causado pelo aumento (diminuição) da temperatura média da superfície do mar do Oceano Pacífico, influencia globalmente os regimes de chuvas, causando redução (aumento) das precipitações em certas regiões, aumento (redução) em outras, e resposta nula nas demais. Outrossim, a Zona de Convergência da América do Sul - ZCAS, caracterizada como uma persistente faixa de nebulosidade orientada no sentido NO - SE entre o Sul da Amazônia e o Atlântico Sul-Central, transportando calor, momentum e umidade, ocorre anualmente no verão, e afeta a pluviometria das regiões em que atua. O objetivo deste trabalho é determinar a influência destes fenômenos no regime de chuvas da Região de Alta Floresta, Norte de Mato Grosso, utilizando medidas pluviométricas feitas em um sitio da região. Conforme a literatura, por interpolação, a resposta seria nula (neutra), devendo este trabalho esclarecer este ponto, de grande importância para a Agricultura, Silvicultura e Hidrologia locais.
METODOLOGIA:
A série pluviométrica diária medida na Fazenda Caiabi (9º 51´S; 56º 21´O - Alta Floresta, MT), medida continuamente entre janeiro de 1976 - início da fazenda com a derrubada da floresta de terra firme local - e dezembro de 2004, é analisada observacional e estatisticamente (médias, desvios-padrões, histogramas mensais, anuais e para o período 1976 a 2004), confrontando-se os resultados, ano a ano, com a ocorrência ou não de EM, LN e/ou ZCAS, registrados na literatura. Elabora-se então um infograma, mostrando graficamente todos os resultados referentes a cada ano do período. Finalmente, faz-se a comparação com os resultados de regiões contíguas.
RESULTADOS:
A média anual da precipitação é de 2205 ± 253 mm, ou seja, uma média diária de 6,0 mm. Em anos de ENs fortes ou moderados há menos precipitação que a média do período 1976 - 2004, e em anos de ENs fracos ela é um pouco maior que esta média. Para o único LN forte do período, a precipitação foi maior que a média, enquanto para as demais intensidades a resposta foi ambígua. Portanto, ENs fortes ou moderados, assim como LNs fortes, afetam a pluviosidade na região de Alta Floresta, no Norte da Região Centro-Oeste, de modo semelhante ao da Região Sudeste. Já a tendência interanual do número de ZCASs (aumento ou diminuição) acompanha, em geral, a do aumento ou diminuição das precipitações anuais, demonstrando a correlação direta entre o número de ocorrências de ZCASs e o total anual de precipitações pluviométricas na região de Alta Floresta.
CONCLUSÃO:
A influência dos fenômenos EN e LN na pluviometria da Região de Alta Floresta, Norte de Mato Grosso não é nula, sendo ela (i) mais seca com ENs fortes e moderados e mais próxima da média com fracos, e (ii) mais úmida com o único LN forte. Este comportamento é semelhante ao ocorrente na Região Sudeste do Brasil. Finalmente, a tendência do número de ZCASs por ano acompanha, em geral, a pluviometria, demonstrando a influência destas na Região de Alta Floresta.
Instituição de Fomento: FAPESP e USDA Forest Service.
Palavras-chave: El Niño La Niña e ZCAS, Pluviometria, Região de Alta Floresta Norte de Mato Grosso.