62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DA CLÍNICA MÉDICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY / HULW
Dalliana Ferreira Brito 1
Débora Suelle Marcelino de Miranda 1
Luciana Batista de Oliveira Cantalice 1
Severina Irene Tomaz Ferreira 1
Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa 2
1. Depto. de Serviço Social, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
2. Depto. de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
Considerando que as ações de saúde devem se dar na perspectiva da interdisciplinaridade, o Serviço Social atua no conjunto das profissões que interferem no processo saúde/doença, visto que, a saúde é resultado de uma série de fatores que envolvem aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. O trabalho interdisciplinar vai enveredar por uma prática em que as ações das várias categorias profissionais procuram seguir a mesma direção dentro das especificidades e competências de cada profissão, contribuindo para uma abordagem integral do indivíduo. Analisando o cotidiano da prática do Serviço Social constatamos momentos de dificuldades na relação com os outros profissionais que vivenciam essa prática, tendo em vista que a falta de interação e a busca incessante por autonomia e reconhecimento das profissões fazem com que as mesmas atuem de forma isolada. Nesse sentido, a pesquisa veio problematizar a prática do Serviço Social inserida numa equipe "interdisciplinar" que presta os serviços de saúde na Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley/HULW. A relevância da pesquisa está em conhecer a realidade complexa e contraditória que limita a ação dos profissionais de prestar um serviço integral e de qualidade aos usuários, relacionado à efetivação dos seus direitos.
METODOLOGIA:
O estudo compreendeu uma pesquisa de campo quanti-qualitativa, junto aos profissionais que compõem a equipe "interdisciplinar" no universo da Clínica Médica do HULW. Foram investigados treze (13) profissionais nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e a equipe técnica de nível médio, no ano de 2008. Os dados foram coletados através das entrevistas semi-estruturadas, tabulados e submetidos à análise de conteúdos das falas dos entrevistados, sendo interpretados com o embasamento a partir de referenciais teóricos capazes de iluminar a problemática estudada, de modo a possibilitar a ampliação dos conhecimentos acerca do objeto investigado.
RESULTADOS:
A partir das entrevistas realizadas, foi possível identificar que 46% dos profissionais entrevistados não demonstraram maiores conhecimentos sobre a interdisciplinaridade. Já, 31% dos profissionais expressaram uma certa compreensão acerca do referido assunto, 23% atribuíram à interdisciplinaridade um significado distorcido equiparando-a a um trabalho multiprofissional ou multidisciplinar. Todavia, merece ser ressaltado que 77% dos sujeitos entrevistados afirmaram existir um trabalho em equipe interdisciplinar no seu cotidiano profissional. Porém, 38,5% destes, ao abordar sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito da instituição sinalizaram a realização de ações isoladas ou com pouca interação, enquanto que 23% assumiu não realizar um trabalho interdisciplinar no cotidiano da referida Clínica, sobretudo devido a dificuldade de desenvolvimento de atividades que possam, de fato, contar com o compromisso e a articulação de todos dos profissionais que trabalham no setor.
CONCLUSÃO:
Destarte foi possível concluir no lócus dessa investigação uma fetichização da interdisciplinaridade, uma vez que a expressiva maioria dos profissionais apontaram uma compreensão distorcida da prática interdisciplinar. Contudo, evidenciou-se um esforço coletivo do conjunto de profissionais, da mencionada unidade de saúde, em torno da resolutividade das demandas de saúde apresentadas pelos usuários, porém, as ações conjuntas e dialogadas são pontuais, tornando-se muitas vezes superficiais devido estarem diretamente relacionadas às necessidades imediatas apresentadas pelos usuários. Portanto, não foi constatada uma ação articulada, planejada e viabilizada conjuntamente no cotidiano dos profissionais, além do que a perspectiva da cooperação e de reciprocidade não se consolida como diretriz de ação, aspecto o qual torna inviável, portanto, a realização do trabalho interdisciplinar na instituição.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Saúde, Prática profissional.