62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CARACTERIZAÇÃO DE FRUTOS DE PEPINO DO GRUPO JAPONÊS, EM SISTEMA HIDROPÔNICO NFT E CULTIVO PROTEGIDO EM SOLO. BELÉM-PA.
Rafaelle Fazzi Gomes 1
Josiane Pereira da Silva 1
Liliane Nunes Castro 1
Tatiana Pará Batista Monteiro 1
Sérgio Antonio Lopes de Gusmão 1
Vivian Dielly da Silva Farias 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A crescente demanda por hortaliças de alta qualidade e ofertadas durante o ano todo tem contribuído para o investimento em novos sistemas de cultivo, que permitam produção adaptada a diferentes regiões e condições adversas de ambiente (Carrijo et al., 2004). Para isso faz-se uso de técnicas de produção, tanto em solo como hidroponia, que proporcione um substancial aumento na quantidade e qualidade das hortaliças ofertadas no mercado regional. O pepineiro é considerado a segunda hortaliça mais importante cultivada sob ambiente protegido (López, 1995), possibilitando maior qualidade e produtividade em relação a campo aberto. Furlani (1999), afirma que o cultivo de hortaliças de fruto em ambiente protegido, possibilita a colheita fora da época normal, a precocidade, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos frutos. O cultivo hidropônico de plantas é bastante recente, também conhecido por "cultivo sem solo" e vem crescendo de forma rápida em escala comercial (Santos, 2000). Possibilita obtenção de frutos com melhor qualidade, além de fazer uso eficiente da água. Este trabalho objetivou caracterizar tamanho de frutos e precocidade de produção, nos sistemas de cultivo solo e hidroponia, nas condições da Amazônia Oriental.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Núcleo de Capacitação e Pesquisa em Horticultura da Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém-Pará, no período de Outubro a Janeiro de 2010, em ambiente protegido, constituído de casa de vegetação não climatizada, aberta nas laterais, modelo capela, com dimensões de 15 m x 6 m, altura do pé direito de 2,8 m. O sistema de hidroponia era do tipo NFT. A cobertura do sistema era do tipo capela com semi lanternim. A solução nutritiva usada foi a recomendada para a cultura. O delineamento estatístico foi em blocos casualizados com seis repetições, considerando 10 plantas úteis por parcela. A cultivar avaliada foi tsubasa, do grupo japonês. As mudas foram produzidas em copos de 150 ml, tendo como substrato casca de arroz carbonizada. Estas permaneceram inicialmente em sistema de floating durante 15 dias, quando foram transplantadas para local definitivo. As características avaliadas foram: diâmetro, peso e comprimento de fruto, além da precocidade de produção. As colheitas foram realizadas três vezes por semana, sendo colhidos frutos de acordo com as características da cultivar, e as exigências de mercado.
RESULTADOS:
Em relação à precocidade de colheita, o cultivo em hidroponia antecipou em uma semana o inicio da colheita, o que esta de acordo com outros trabalhos, indicando que as culturas em sistema hidropônico antecipam o início de produção. A produção foi iniciada vinte e cinco dias após o transplantio. Quanto às características de tamanho e peso do fruto não ocorreram diferenças significativas, demonstrando que o desenvolvimento dos frutos é similar nos dois sistemas. O diâmetro médio foi de 3,39 cm. O comprimento médio foi de 25,06 cm. E o peso médio foi 187,67 gramas. Gusmão & Gusmão (2004) obtiveram maiores comprimentos usando a cultivar tsuyataro, do grupo japonês, onde isso está relacionado a características genéticas inerentes da cultivar. Em relação ao peso, Gusmão &Gusmão (2004) usando as cultivares 'kenchó', 'Jóia' e 'Nobre' não obtiveram diferenças significativas, isso é devido serem conduzidos em baixa densidade. O grupo japonês é caracterizado pela ocorrência de frutos de pequeno diâmetro em relação ao grupo aodai e ao caipira. Entretanto, tais características são muito influenciadas pelo tempo transcorrido entre antese e colheita. Os pepinos do grupo japonês são normalmente colhidos com menos dias em relação aos outros grupos, atendendo assim as exigências de mercado.
CONCLUSÃO:
Os resultados permitem concluir que as características de tamanho do fruto não são influenciadas pelo sistema de plantio utilizado, havendo grande interferência da idade do fruto. A hidroponia antecede o inicio de colheita do fruto.
Instituição de Fomento: CNPq/UFRA
Palavras-chave: Cucumis sativus, NFT, tamanho de fruto.