62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÊNCIA DA COLORAÇÃO DE MULCH PLÁSTICO E DA ADUBAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIOMASSA VEGETAL E ÓLEO ESSENCIAL EM GERÂNIO (Pelargonium graveolens L'Hér)
Wallace Melo dos Santos 1
Anderson de Carvalho Silva 2
Danielle Guilherme Cavalcante da Silva 1
Alea Dayane Dantas de Santana 1
Arie Fitzgerald Blank 1
1. Depto. de Engenharia Agronômica, Universidade Federal de Sergipe - U.F.S.
2. Núcleo de Pós-Graduação em Agroecossistemas -NEREN, U.F.S., São Cristóvão/SE
INTRODUÇÃO:
O gerânio (Pelargonium graveolens L'Hér) é originário do sul da África e compreende cerca de 270 espécies. A importância do gerânio reside no valor ornamental e na extração de seus compostos voláteis, principalmente geraniol, citronelol e linalol, de amplo emprego nas indústrias de perfumaria, cosméticos e sabões. O seu óleo essencial é amplamente utilizado em vários tipos de fragrâncias de rosas. É utilizado também como planta medicinal para eliminar toxinas, como diurético, contra celulite, obesidade, cicatrizante da pele, como calmante, antidepressivo, repelente de insetos e rejuvenescedor. No Brasil a cultura do gerânio é nova e toda tecnologia agrícola ainda deverá ser desenvolvida para garantir o sucesso de um novo agronegócio. Desta forma, a Universidade Federal de Sergipe (U.F.S.) está realizando este trabalho com o objetivo de desenvolver tecnologias agrícolas para o Gerânio. Por ser uma planta ainda em fase de domesticação, há necessidade de pesquisas para maximizar sua produtividade a partir da avaliação da influência da coloração de plástico mulch e da adubação na produção de biomassa vegetal e de óleo essencial.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental "Campus Rural" da UFS, no período de maio de 2008 a maio de 2009, com mudas do acesso UFS-PEL001. O delineamento foi de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com três repetições. Nas parcelas foram testados quatro tipos de cobertura do solo (sem mulch; com mulch preto; mulch branco; mulch prata) e nas subparcelas quatro adubações (sem adubação; 20.000 dm³/ha de esterco bovino; 1.000 kg/ha de Hortosafra® 3-12-6; 20.000 dm³/ha de esterco bovino + 1.000 kg/ha de Hortosafra® 3-12-6). O espaçamento utilizado foi 50 cm entre linhas e 50 cm entre plantas, com duas linhas, e cada parcela útil composta por quatro plantas. A irrigação utilizada foi por gotejamento. Ao todo foram feitos 4 cortes. As variáveis avaliadas foram: sobrevivência, altura, diâmetro de copa, massa fresca e seca de folha, teor de umidade das folhas e teor e rendimento de óleo essencial. A hidrodestilação foi realizada com 100g de folhas frescas em 2 dm³ de água destilada por aparelho Clevenger durante 160 minutos. O rendimento de óleo essencial foi expresso em mL/planta e o teor em porcentagem de massa seca. Para determinar a umidade foram usadas três amostras de 100 g de folhas frescas e colocados em estufa de secagem a 105 °C por 24 horas.
RESULTADOS:
As médias das variáveis foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5 % de probabilidade, por meio do software SISVAR® (Versão 5.1). Para as variáveis avaliadas, não houve efeito significativo da interação entre coberturas de solo com plástico mulch e as diferentes adubações. Nas quatro colheitas de todo o experimento as adubações testadas não proporcionaram diferenças significativas entre si para todas as variáveis. Com relação à cobertura do solo houve diferenças significativas entre os tratamentos. As parcelas com coberturas de plástico mulch apresentaram médias superiores para praticamente todas as variáveis analisadas em comparação com as parcelas com solo descoberto. Apenas as variáveis: teor de umidade das folhas e teor de óleo essencial não sofreram influência da cobertura de solo durante todo o experimento. Na 1ª colheita observou-se que nas variáveis: massa fresca de folha e rendimento de óleo essencial o plástico mulch de cor preto obteve resultados inferiores em relação às outras duas colorações, fenômeno não mais observado nas demais colheitas.
CONCLUSÃO:
O uso de mulch plástico resultou no aumento significativo da sobrevivência, da altura, do diâmetro da copa, da massa fresca das folhas e do rendimento de óleo essencial das plantas, já que a cobertura do solo com filme plástico proporciona maior desenvolvimento vegetativo e produtividade, controla as ervas daninhas, promove repelência a insetos, além de diminuir a evapotranspiração das culturas. Nenhum dos níveis de adubação se sobressaiu em relação ao tratamento sem adubação, isto porque o gerânio é pouco exigente em solos férteis e provavelmente os nutrientes existentes no solo foram suficientes para o bom desenvolvimento no controle.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Voluntária (PICVOL); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Pelargonium graveolens, Mulch plástico, Adubação.