62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AÇÕES INTEGRADAS DO PIBID-IFRN: O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOSEFA SAMPAIO  
Anderson Guimarães Guedes 1
Calistrato Soares da Câmara Neto 2
Manoel Leonel de Oliveira Neto 2
Cláudio Sobral Paiva 2
Fabiano da Silva 2
Inamar Teotônio de Medeiros 1
1. Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte
2. Diretoria de Educação e Ciência - Campus Natal Central - IFRN
INTRODUÇÃO:

O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) teve início na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio em Março de 2009, através de convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No ano de 2009 foram atendidos pelo programa cerca de 200 alunos das três séries do Ensino Médio. A escola está localizada na zona leste da capital potiguar e a maioria de seus alunos vem de comunidades carentes localizadas nas proximidades da escola. O presente trabalho apresenta como uma das ações do projeto, os resultados de uma pesquisa realizada junto à comunidade escolar no que tange às dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de física e a implantação de algumas ações decorrentes do resultado da pesquisa realizada. O conteúdo abordado na pesquisa traz temas como falta de laboratórios e a ausência de aulas experimentais, o livro didático e o acervo bibliográfico, além da falta de recursos tecnológicos facilitadores da aprendizagem e as dificuldades provocadas pela ausência de ferramentas matemáticas básicas para o aprendizado de física no ensino médio.

METODOLOGIA:

O ponto de partida para a implantação das ações do projeto foi a aplicação de um questionário junto à comunidade escolar, especificamente os alunos do ensino médio da instituição. Neste questionário os alunos eram indagados sobre alguns aspectos que dificultavam o aprendizado em física, como se tinham material de apoio(livros ou apostilas), recursos didáticos usados pelo professor de física, forma de expor os assuntos pelo professor de física, aulas experimentais, etc. De posse desses resultados foi realizado um planejamento para a escola durante o ano de 2009 e um plano de ações de suporte aos alunos e professores de física da escola, como: planejamento e execução de aulas experimentais; produção de experimentos baixo custo; criação de um centro de reforço escolar; elaboração da primeira mostra de Física Experimental da Escola Estadual Professora Josefa Sampaio. Além de palestras educativas incentivando os alunos da escola a participarem das olimpíadas de física, matemática e de processos seletivos.

RESULTADOS:

As ações do PIBID-IFRN desenvolvidas na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio já trazem melhoras significativas no processo de aprendizagem dos seus alunos, embora seja considerado um projeto jovem. Várias dificuldades apresentadas por professores de física e alunos da instituição foram criteriosamente analizadas, desta forma, superado os entraves que impediam um ensino de qualidade. Hoje contamos com o apoio de 2 bolsistas do PIBID na escola, estes são oriundos do curso de licenciatura em física do IFRN e auxiliam os professores de física no que for necessário para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Outros pontos positivos na introdução das ações do PIBID-IFRN na escola foram a introdução de aulas experimentais de física com maior regularidade, utilizando-se experiências de baixo custo, e a criação do centro de reforço escolar em Física. As aulas experimentais têm possibilitado aos alunos da instituição o contato direto com o fenômeno físico estudado, assimilando de maneira impar o que esta sendo abordado pelo professor naquele exato momento. Já o reforço escolar em física tem contribuído para dar um tratamento mais pessoal as dificuldades apresentadas por cada aluno, contribuindo para uma melhora no nivelamento das turmas de ensino médio.

CONCLUSÃO:

Um adequado planejamento associado a um plano bem elaborado de ações contribuiu significativamente para a melhoria na qualidade do ensino de física na Escola Professora Josefa Sampaio. A execução do plano de ações só foi possível devido ao suporte financeiro e de capital humano introduzidos pelo PIBID-IFRN, pois as dificuldades apresentadas pelas escolas públicas do Rio Grande do Norte são múltiplas e de várias naturezas. A importância das aulas experimentais, mesmo que esta seja feita com materiais de baixo custo ficou bem evidente. Constantemente os alunos da instituição elogiavam as aulas dadas pelos professores e quando eram questionados se aula foi agradável, diziam que com o experimento ficou mais fácil aprender física. Enfim, um planejamento adequado, aliado a um plano de ações para solucionar as dificuldades relatadas por professores e alunos na disciplina tem apresentado resultados positivos no ensino de física na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Ensino Médio, Ensino de Física, PIBID.