62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COM GINCANA LÚDICA SOBRE O MEIO AMBIENTE
Waleska Isabelle Tomaz dos Santos Barros 1
Rodrigo Lucas de Lima 2
Deuselene Rodrigues de Sousa 2
Eva Maria da Silva 2
Maria Eliete dos Santos Pinto 2
Elinei Araújo de Almeida 1
1. UFRN
2. CETL
INTRODUÇÃO:
A educação pressupõe a formação baseada no desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis ao educando, tanto para o seu prosseguimento nos estudos como para a sua preparação para a vida em sociedade. Uma educação de qualidade que atenda as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) objetiva o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A LDBEN é complementada pela reformulação dos currículos através dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's que enfatizou a educação ambiental, através dos Temas Transversais Os PCN's abordam a educação ambiental a partir de três noções centrais: meio ambiente, sustentabilidade e diversidade. Sendo assim, a inserção da temática do Meio Ambiente como tema transversal nos PCNs é de grande importância, visto que a questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade . Desta forma, o objetivo deste trabalho foi proporcionar para os alunos uma gincana explorando aspectos lúdicos, para promover a aprendizagem e a interdisciplinaridade entre diversas disciplinas tendo como eixo transversal os conhecimentos sobre o meio ambiente.
METODOLOGIA:
Em uma Escola privada de Nova Parnamirim - RN, 104 alunos do turno matutino do 6º ano a 1ª série e do 6º ano vespertino, com faixa etária de 10 a 17 anos, participaram de uma gincana utilizando conceitos sobre meio ambiente de forma interdisciplinar. A turma foi dividida em 5 equipes que representavam cada uma das cores da coleta seletiva. A interdisciplinaridade foi planejada, envolvendo professores que trabalharam os seus componentes curriculares explorando o tema meio ambiente. As disciplinas escolhidas, com suas respectivas atividades foram: Língua Portuguesa, com a elaboração de poemas e cordéis; Matemática, com a construção de jogos de material reciclado e Educação Física, com a construção de pequenos materiais para serem utilizados nas atividades físicas. Nas disciplinas de Ciências e Biologia, foram confeccionadas mandalas e maquetes utilizando material reciclado; em História e Geografia explorou-se a história do dia do meio ambiente, nas línguas estrangeiras, Inglês e Espanhol, fez-se uma prova explorando as principais palavras sobre o meio ambiente. Também foram feitas avaliações abrangendo temas relacionados com a coleta e separação de material reciclado em baldes identificados e próprios para a coleta seletiva.
RESULTADOS:
O tema enfatizando a Educação Ambiental promoveu uma maior interação abrangendo tanto os professores da Escola quando os discentes. As atividades aplicadas como um conhecimento interdisciplinar enriqueceu os conteúdos disciplinares diversos. No que se referem à EA realizada nos espaços escolares, no contexto mundial, declarações e tratados recomendam a inclusão dessa área de conhecimento nos currículos escolares de todos os países e em ações abrangentes nas diversas instâncias da sociedade. A alternativa como foi desenvolvida a gincana permitiu dinamicidade por se utilizar de recursos lúdicos. Já é bem reconhecido que a exploração do lúdico ajuda na melhoria do interesse e desperta a motivação dos participantes envolvidos. Dessa forma, a Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado. Também implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. E, tudo isso direciona para a construção da cidadania ativa considerando seu sentido de pertencimento e co-responsabilidade que, por meio de ação coletiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas ambientais.
CONCLUSÃO:
A gincana lúdica possibilitou a sensibilização dos estudantes, no sentido de facilitar a transmissão e aprendizagem sobre a preservação do meio ambiente, bem como possibilitou torná-los multiplicadores nas suas famílias e comunidade. Além disso, integrou a equipe pedagógica, funcionários e professores para a elaboração de trabalhos coletivos dando destaque a interdisciplinaridade. Possibilitou ainda a promoção de reflexões que poderão ser aplicadas posteriormente em situações de experiência e uma necessidade de tomada de consciência e mudanças simples em que haja um maior engajamento da comunidade escolar. Neste contexto, todas as atividades anteriormente e durante a gincana exploraram a redução, reutilização e a reciclagem de materiais como a confecção de materiais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ludicidade, Interdisciplinaridade.