62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE BUTIL METOXIDIBENZOILMETANO E OCTIL METOXICINAMATO EM FORMULAÇÃO DE FILTRO SOLAR
Jeanne Freire de Medeiros 1
Graziella Ciaramella Moita 1
1. Departamento de Química, Universidade Federal do Piauí / UFPI
INTRODUÇÃO:

A radiação solar que atinge a terra abrange uma ampla faixa de comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A maioria deles pode atuar de forma benéfica, porém a radiação UV destaca-se como a mais nociva à saúde humana. Para proteger a pele dos danos provocados pela radiação UV é necessário converter a energia desta em outra forma menos prejudicial. Deste modo, o uso de filtros UV pode minimizar esses efeitos, pois são capazes de diminuir a quantidade de radiação UV que atinge a pele humana por absorção e/ou reflexão desta radiação. A radiação UV que chega à terra é subdivida em UVA e UVB, dessa forma é necessário combinação de filtros solares para garantir proteção em todo o espectro de radiação UV. O butil metoxidibenzoilmetano (BDM) e octil metoxicinamato (OMC), são filtros UVA e UVB, respectivamente, que são muito usados mundialmente e juntos oferecem proteção ao longo do espectro ultravioleta. O desenvolvimento de método analítico para quantificar os filtros UV em protetores solares com alta sobreposição espectral é de fundamental importância para garantir sua eficácia indicada pelo fator de proteção solar. Também é necessário assegurar que os níveis de concentração sejam inferiores aos máximos permitidos pela legislação, a fim de evitar as reações adversas.

METODOLOGIA:

Neste trabalho foram desenvolvidos métodos para a determinação simultânea dos filtros solares BDM e OMC, através da espectrofotometria de absorção no ultravioleta-visível usando o etanol 95% como solvente. Os espectros das soluções padrão e da amostra foram registrados utilizando um espectrofotômetro UV-VIS (Hitachi, U3000). O BDM foi determinado pela medida direta por espectrofotometria convencional e o OMC foi determinado por espectrofotometria derivativa através do método zero crossing na 1ª derivada (D1 = dA/dl) e pelo método espectrofotométrico de duplo comprimento de onda (DA = Al2 - Al1). Para o BDM foram construídas curvas de calibração com soluções no intervalo de concentração de 5 a 40 mg L-1. Para o OMC foram construídas curvas de calibração com soluções de misturas contendo concentração de OMC variando de 5 a 60 mg L-1 e mantendo fixa a concentração de BDM em 5 mg L-1. Com base nas equações da reta foram determinados os limites de linearidade, detecção (LD) e quantificação (LQ) do método para cada substância. Foi avaliada a precisão de cada método em termos de repetibilidade e precisão intermediária, em três níveis de concentração. A exatidão foi determinada através do método de adição e recuperação de padrão.

RESULTADOS:

O OMC não interfere na quantificação de BDM, porém o espectro do BDM se sobrepoõe ao espectro do OMC, sendo assim este não pode ser determinado por espectrofometria convencional de ordem zero. Para o BDM a curva de calibração foi linear até 25 mg L-1, com equação da reta A = 0,04828 + 0,11352C e coeficiente de correlação linear 0,9999, LD de 0,08 mg L-1 e LQ de 0,28 mg L-1. Para o OMC, as curvas de calibração foram linear até 30 mg L-1 e apresentaram equações da reta D1 = 0,00689 + 0,13603 C  e DA = - 0,00383 - 0,09188 C, em ambos os métodos os coeficientes de correlação linear foram maiores que 0,999, com LD variando de 0,09 a 0,10 mg L-1 e LQ de 0,32 a 0,33 mg L-1. Todos os métodos mostraram-se precisos e exatos, pois os desvios padrão relativos foram inferiores a 5%, conforme determina a ANVISA, a repetibilidade variou de 0,12 a 0,36% para o BDM, e de 0,57 a 3,32% para o OMC e a precisão intermediária variou de 0,13 a 0,56% para o BDM, e de 0,10 a 2,99% para o OMC. O percentual de recuperação de padrão adicionado a uma amostra ficou no intervalo de 102 a 103% para o BDM e de 100 a 104% para o OMC, o que está relacionado a erros aleatórios, descartando a presença de erros determinados.

CONCLUSÃO:

Todos os métodos propostos se mostraram precisos e exatos para a determinação de OMC e BDM em formulação de protetor solar, com baixos limites de detecção e quantificação e bom intervalo linear. Dessa forma, surgem como uma metodologia alternativa para a quantificação e controle de qualidade dessas substâncias, atendendo às necessidades das pequenas indústrias e farmácias de manipulação, uma vez que usam técnicas relativamente simples, equipamento acessível, de fácil manipulação e de custos mais baixos que a maioria dos métodos citados na literatura para quantificação de filtro solar. Os reagentes também são de custos bem inferiores, e de baixo risco toxicológico. As análises são realizadas diretamente com a amostra, dispensando qualquer etapa preliminar de separação.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: butil metoxidibenzoilmetano, octil metoxicinamato, espectrofotometria.