62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
PLANO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL NA SERRA DO TEPEQUÉM - RORAIMA
Leila de Sena Cavalcante 1
Maria Verônica Souza 1
Carla Danielle Duarte Sevalho 1
Eduardo Bruno Ferreira Parnaíba 1
Karen Janaína do Nascimento Bezerra 1
Tainah da Silva Level 1
1. Diretoria de Graduação, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, IFRR
INTRODUÇÃO:
Possuidor de grande potencial turístico devido às suas extensas áreas naturais e vasta diversidade étnica e cultural, o Estado de Roraima apresenta atrativos suficientes para o desenvolvimento de atividades turísticas. Dentre tais atrativos, destaca-se a Serra do Tepequém, situada no município de Amajari, a 213 quilômetros da capital de Roraima, Boa Vista. A Serra, um lugar rico em belezas naturais exóticas, foi palco da grande exploração de minérios entre os anos 1930 e 1980. Com a proibição do garimpo, a comunidade encontrou no turismo uma alternativa para o incremento da economia local. No entanto, por meio de estudos realizados na localidade, notou-se a ausência de um planejamento turístico eficaz, principalmente no que se refere à sinalização turística, componente essencial da infraestrutura turística, o qual auxilia na orientação dos turistas, organiza a localidade receptora, melhora o desenvolvimento turístico da região e valoriza o patrimônio natural e cultural. Diante disso, propôs-se a elaboração de um Plano de Sinalização Turística para a Serra do Tepequém, baseado nos objetivos e princípios básicos do Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Acredita-se, assim, que tal proposta representou um passo importante para o desenvolvimento do turismo sustentável na região.
METODOLOGIA:
Para a realização do trabalho, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, descritiva e documental. Como técnicas para a coleta de dados, estabeleceu-se registro fotográfico, filmagens, observação participante na localidade, aplicação de questionários e entrevistas. Para a aplicação dos questionários e entrevistas foram definidos três universos distintos: famílias residentes na Serra do Tepequém, empreendedores locais e visitantes. No universo de 70 famílias, determinou-se uma amostra de 35% destas, com as quais foram aplicados questionários abertos e fechados. Com os empreendedores locais, em um universo de 15 empreendimentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas totalizando uma amostra de 70%. Ambos os instrumentos objetivaram verificar a aceitação da comunidade local em relação ao Plano de Sinalização Turística proposto pelos autores. Durante o VI Festival da Serra do Tepequém, realizado no período de 14 a 16 de novembro de 2008, em um universo de 400 visitantes, definiu-se uma amostra de 30% destes para a aplicação dos questionários fechados, com o intuito de identificar as necessidades dos mesmos quanto à sinalização turística na localidade.
RESULTADOS:
Com os métodos utilizados na realização da pesquisa, chegou-se aos seguintes resultados: mapeamento dos principais atrativos, serviços e equipamentos turísticos e de apoio a receberem sinalização na localidade; constatação do receio dos moradores da Serra do Tepequém em relação à interferência negativa que a sinalização turística poderia causar ao serviço de condução local; entendimento dos empreendedores entrevistados quanto aos benefícios que o Plano de Sinalização Turística poderia promover tanto para a localidade como para os seus empreendimentos. No que se refere aos turistas, constatou-se que cerca de 50% deles visitavam pela primeira vez a localidade e estavam acompanhados de amigos. 93% dos entrevistados souberam apontar a importância de se contratar condutores locais, porém 72% não o faziam. Verificou-se, assim, três possibilidades para isto ocorrer: 1) Turistas que estavam visitando pela primeira vez desconheciam a existência dos serviços de condução local; 2) Turistas que viajam com amigos estão mais dispostos a explorar o lugar, sem maiores preocupações; e 3) A harmonia entre as duas possibilidades anteriores. Todos os visitantes entrevistados acharam necessária a elaboração do Plano de Sinalização Turística para a Serra do Tepequém.
CONCLUSÃO:
Tendo por base os estudos sobre o assunto, bem como os resultados obtidos na pesquisa, concluiu-se que o Plano de Sinalização Turística para a Serra do Tepequém constituiu num documento de suma importância para a localidade, capaz de mudar a realidade local, na medida em que contribuiu para o planejamento e a organização da atividade turística de forma sustentável.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Palavras-chave: Planejamento, Sinalização turística, Serra do Tepequém.