62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil
A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO RN: FACES INVISIVEIS NA HISTORIOGRAFIA POTIGUAR
Rodrigo Wantuir Alves de Araújo 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de História
INTRODUÇÃO:
Na historiografia potiguar há muitas lacunas sobre a história da escravidão africana. Como se sabe, houve presença negra nessa região, mas há poucos registros sobre isso, partiu-se então de questionamentos de como um assunto tão relevante, com vasta bibliografia para o Brasil como um todo, mas carente quando se trata do estado do Rio Grande do Norte. Este trabalho surgiu da necessidade de pesquisar e levantar informações de como o negro foi percebido na historiografia tradicional desse estado. Os historiadores escolhidos com base nos autores Rocha Pombo, Câmara Cascudo, Tavares de Lyra, Olavo de Medeiros Filho, analisando de que maneira eles registraram informações sobre os negros e de como eles são visualizados em suas obras.
METODOLOGIA:
A metodologia de trabalho empregada dar-se-á pela análise das obras e contextualização dos autores. Assim, leituras e análises dessas obras e comparação com documentação encontrada.
RESULTADOS:
É sabido que nas obras desses autores o negro sempre foi colocado em segundo plano na historiografia do Rio Grande do Norte. É justamente essa invisibilidade que se pretende analisar e ao mesmo tempo que analisando em seus escritos suas impressões sobre essa escravidão para que possamos compreender nesse silêncio que há muita historia e que precisa-se urgentemente dá o real valor a essas vozes silenciadas. Este trabalho também e fruto da monitoria nas disciplinas História do Brasil Colônia e História do Brasil Império Como participante da monitoria do projeto "DO IMPERIO PORTUGUES AO IMPERIO DO BRASIL: ESTUDOS DO PROCESSO DE POVOAMENTO E OCUPAÇAO DO TERRITORIO ATRAVES DE FONTES PRIMARIAS E SEU USO EM SALA DE AULA" pela UFRN
CONCLUSÃO:
Desta forma, pretende-se contribuir com a historiografia local, produzindo materiais para analise e estudos a medida em que se constrói a historia desse estado.
Palavras-chave: Historiografia, Escravidão, Rio Grande do Norte.