62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ANO DA FRANÇA NO BRASIL - UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PROFESSOR ANTÔNIO DE BRITO ALVES
Ana Maria de Andrade 1
Valéria da Fonseca Silva 1
Betânia Xavier 1
Teresa Nunes 1
Cláudia Ferreira 1
Flavia Santana da Silva Barros 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
INTRODUÇÃO:
A Secretaria de Educação e a Gerencia de Biblioteca e Formação de Leitores divulgou nas escolas da Rede Municipal do Recife, uma proposta de vivência didática com o tema Ano da França no Brasil. A escola faria um paralelo entre a cidade de Recife e de Nantes, na França estando livre para criar suas ações. Apresentamos a proposta para comunidade escolar tendo a Biblioteca Escolar um papel importante de articulação com a sala de aula e o laboratório de informática. O projeto foi realizado na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha, Recife - PE. Utilizamos os recursos da internet para conseguir atraente material de pesquisa e a partir das discussões geradas partirmos para atividades de escrita, e leitura; Os objetivos foram: ampliar a visão de mundo do grupo; identificar suportes e gêneros diferenciados utilizados na produção de texto; refletir sobre a situação da França e do Brasil, estabelecendo comparações e paralelos; reconhecer nesses estudos conceitos matemáticos de geometria plana e sua importância na vida diária; incentivar a criatividade, a criticidade e a coletividade; usar a leitura e a produção textual como instrumentos de aquisição, divulgação da informação e apropriação de conhecimentos utilizando as ferramentas tecnológicas.
METODOLOGIA:
Apresentamos no datashow para as turmas informações gerais sobre "A França" (cultura, economia, cuidados com o ambiente, localização, história, população, gastronomia, entre outros). Identificamos semelhanças e diferenças entre a França e o Brasil, utilizando: mapas, atlas, filmes, músicas, livros, revistas nas duas línguas, matérias e informações veiculadas nos jornais de circulação na cidade. Estimulamos os alunos a produzirem em papel e computador imagens sobre os dois países, lemos livros como: "A bruxa Onilda vai a Paris" para as crianças. Assistimos ao filme "O Pequeno Príncipe" elaboramos e divulgamos em cartazes a imagem dele (réplicas impressas nos livros escritos em inglês, português e francês) e os diversos ensinamentos e reflexões registrados no livro. Ouvimos o hino da França no pátio, traduzimos e refletimos a letra. As crianças se apresentaram cantando músicas em francês. No laboratório e nas salas de aula, os alunos produziram textos. Fizemos exposição de desenhos e cartazes feitos pelos alunos, fotografamos os momentos importantes. Socializamos as produções dos alunos com toda escola num dia festivo, gravamos dois vídeos um com a aluna sobre a obra de Claude Monet e outro como produto final com todas as produções socializado na Bienal do Livro.
RESULTADOS:
O projeto atendeu aos objetivos motivando funcionários, alunos e professores, ampliando o estudo para outras cidades francesas articulando-as a realidade brasileira. O grupo refletiu sobre questões mundiais e internacionais; analisaram o léxico e identificaram palavras francesas assimiladas pelo português, bem como palavras francesas que usamos cotidianamente; utilizaram as tecnologias; levaram o nome da escola a um espaço público como a Bienal do Livro onde socializaram o trabalho; perceberam a importância do seu papel na sociedade a partir das discussões acerca da biografia de personalidades como Edith Piaf e Coco Chanel, além da ouvirem o hino da França no pátio durante a chegada à escola. Disseminamos na comunidade escolar o sentimento e a constatação de que a tecnologia pode ser utilizada para fazer descobertas favorecendo o ensino-aprendizagem de forma sistemática ou não, dependendo do vínculo que o indivíduo tem com a instituição escola. O projeto proporcionou a compreensão das muitas ações que ocorrem no país, motivadas principalmente pela questão financeira e possibilidade de expansão de mercado. Percebemos crescimento no relacionamento do grupo, envolvimento dos professores e dos alunos que se tornaram conhecedores do seu país e do homenageado do ano, a França.
CONCLUSÃO:
O projeto foi importante porque possibilitou a integração de todos, proporcionou harmonia no desenvolvimento dos trabalhos nos turnos. Os professores reuniram-se para estudo, planejamento, reflexão, formulação de etapas e avaliação. Registramos ainda a contribuição das ferramentas tecnológicas (som, computador, data-show, máquinas digital e xerográfica e impressora), no fazer pedagógico, aproximando gerações de práticas mais modernas, possibilitando aos alunos o manuseio de equipamentos, permitindo assim, acesso e inclusão. Os valores da escola: respeito, responsabilidade, união e cooperação foram vivenciados e as dificuldades, superadas. Concluímos que a nossa busca por inovar e contribuir para ampliar horizontes, mudar idéias e comportamentos, resgatando a cidadania é possível quando se tem objetivo. A avaliação foi feita de forma processual, medida pela intervenção do professor, coordenador pedagógico, professor de biblioteca, professor multiplicador e estagiários. Observamos a autonomia, a participação dos grupos nas atividades propostas, o desenvolvimento do senso crítico e criativo, através de atividades de leitura e escrita, produção de desenhos, painéis e cartazes, textos coletivos e individuais, trabalhos em equipe, discussões e socialização das produções.
Palavras-chave: Educação, Ensino-Aprendizagem, Tecnologia.