62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Denise Costa da Silva 1
Maria Lúcia Serafim 1
Carolina Soares Ramos 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
O uso de vídeos na escola e em outras instituições de ensino tem sido alvo de discussões entre diversos autores. Um dos assuntos que ganha destaque é o da utilização destes para melhorar a aprendizagem. No entanto, podemos observar que mesmo no cenário atual, os vídeos costumam ser usados inadequadamente, de maneira que o desempenho esperado poderá não ser alcançado. Neste contexto, este estudo procura divulgar as diversas ferramentas que poderão servir como mediação para auxiliar na inserção dos vídeos no ensino e orientar professores e alunos a fazerem uso desse potencial na sala de aula. Dentre os programas disponíveis gratuitamente estão: o VideoSpin, o VirtualDub, o Windows Movie Maker, entre outros. Tendo em vista, que o Windows Movie Maker é o programa mais conhecido e facilmente utilizado por ser intuitivo, este será explorado para os fins do estudo.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória que se apóia na afirmação de que o uso de vídeos digitais, construídos a partir dos conteúdos escolares, pode ser uma alternativa relevante ao processo de ensino e aprendizagem. Para tal, a ferramenta Movie Maker é a escolhida para agregar o que se constituirá pelos alunos em um projeto de criação de um filme com os passos: criação do projeto, organização dos clipes, edição de vídeo, transição de vídeo, efeitos de vídeo, trilha sonora, narração de voz, títulos e créditos.
RESULTADOS:
Em qualquer área do conhecimento, pode-se transitar entre a organização da aprendizagem e a busca de novos desafios, sínteses. A utilização de vídeo na escola pode provocar, sacudir, causar inquietação e servir como abertura para um tema, é um estímulo na inércia da sala de aula. A produção de vídeos digitais pode quando orientado pelo professor e produzido pelos alunos, servir para confirmar uma teoria, uma síntese, um olhar específico com o qual já se está trabalhando, é ele que ilustra, amplia, exemplifica. O estudo deseja chamar a atenção para a necessária superação de modelo estabelecido para um mais inovador e pela busca de sistematizar organizações em grupo para favorecer uma maior aprendizagem, conhecimento e uso de um aplicativo multimídia como o Movie Maker.
CONCLUSÃO:
A utilização de um aplicativo multimídia de criação de vídeos no contexto da sala de aula, como elemento de mediação da prática docente aponta para algumas condições necessárias para que o processo colaborativo ocorra. É preciso que o professor trabalhe com os grupos para tomar decisões, realizar negociações, verificar condições. Neste sentido, reforça-se que na intervenção pedagógica construtivista, a teoria de aprendizagem que guia esta ação favorece que se desenvolva num contexto de trabalho colaborativo, onde o aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento e o sentido está em compartilhar o significado que a tarefa tem para todos. E para tal, o grande desafio é enfrentar os dilemas presentes na prática pedagógica, romper com a lógica transmissiva e unidirecional e investir na constituição de redes colaborativas de aprendizagem.
Palavras-chave: Vídeos Digitais, Tecnologia, Educação.