62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
Sem lenço e sem documento, em que escola estudar? |
Flávio José de Oliveira Silva 1 |
1. Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Federal do RN - UFRN |
INTRODUÇÃO: |
O trabalho proposto é resultado de uma investigação realizada com populações nômades no interior do RN, mais precisamente com um grupo de Ciganos da etnia Calon, com o objetivo de diagnosticar o interesse pragmático dos Ciganos com relação a escola sistemantizada. O trabalho de pesquisa aconteceu na cidade de Florânia, território do Seridó Potiguar, tendo como locus a Escola Municipal Domingas Francelina das Neves, situada na Praça Calon do Bairro Rainha do Prado. |
METODOLOGIA: |
O trabalho tem como base conceitual as categorias de História e Memória, destacando no campo metodológico, teorias assinaladas por expoentes da Nova História Cultural e pelos teóricos da categoria Memória. Mas, é preciso considerar a multidisciplinaridade da temática e adotar um leque de possibilidades com diversos recursos da pesquisa como: Técnicas de pesquisa de Campo, que tem o objetivo de recolher, registrar, de maneira ordenada, os dados estudados e a Técnica de observação participante que colabora com a construção de novos conceitos para uma explicação da realidade social, pois pode ser considerada como parte essencial do trabalho de campo na pesquisa qualitativa.Ao investigar as realidades sociais, o pesquisador trabalha com uma realidade constituída por sujeitos que se relacionam por meio de práticas que recebem identificação e significados através da linguagem que descreve. A historiadora Clarice Nunes (1993), em seu texto "Articulações Teórico-Empíricos" afirma que os estudos históricos são geralmente formulações baseadas em matizes teóricas e da empiria, recolhidos em fontes expressas e arquivísticas, geralmente lacunares, irregulares e residuais. No nosso caso, coube ao pesquisador construir suas fontes e eleger prioridades uma vez que o grupo Calon não dispõe de documentos arquivísticos, leis ou decretos. Dessa forma, recorremos a fotos, ao registro de fatos vividos, de falas, olhares, as memórias, além de atitudes e a perseverança do pesquisador. O trabalho de garimpagem nos "arquivos" - as memórias do grupo foram realizadas numa abordagem metodológica baseada na História Oral e os novos pressupostos que esta vertente proporciona. Para Meihy, a História Oral é uma alternativa à História Oficial, pois possibilita ao historiador novas possibilidades de interpretação. Para o autor, a história dos cidadãos comuns é trilhada em uma rotina explicada na lógica da vida coletiva de gerações que vivem no presente. Os fundamentos metodológicos para a educação em direitos humanos se inserem numa abordagem teórica crítica da educação, considerando que seus objetivos interligam uma visão crítico-transformadora dos valores, atitudes, relações e práticas sociais e institucionais. A pesquisadora Candau destaca o aspecto sócio-crítico quando afirma: "A educação em direitos humanos potencializa uma atitude questionadora, desvela a necessidade de introduzir mudanças, tanto no currículo explícito, quanto no currículo oculto, afetando assim a cultura escolar e a cultura da escola". (CANDAU in SILVEIRA, 2007, p.19). Nesse sentido, é preciso concluir que, a educação que pode contribuir de forma decisiva para os anseios dos Direitos Humanos é a educação popular, compreendida como algo intrínseco às relações humanas e sociais, mais precisamente como um fenômeno de apropriação da cultura. A escassez de bibliografias ou até mesmo de pesquisas científicas sobre o povo cigano já pode ser considerada vencida pela internet, informações na área de sociologia e antropologia, que abordam os aspectos étnicos e culturais desse povo, que por não ter uma cultura letrada, não teve sua história escrita e divulgada.
|
RESULTADOS: |
A pesquisa aqui apresentada resultou na elaboração de um trabalho monográfico intitulado: Sem lenço e sem documento: em que escola estudar? Este trabalho proporcionou discussões sobre o papel da Escola como instrumento de inclusão social de grupos minoritários ou marginalizados e de etnias sem poder; a formação de grupo de estudo na Escola Municipal Domingas Francelina para buscar a compreensão de convivências com os diferentes sujeitos e a diversidade; currículos e cultura escolar, além de fomentar entendimentos sobre a necessidade de formulação de políticas afirmativas no município, tendo como ponto de partida as práticas sociais e o cotidiano da escola.
|
CONCLUSÃO: |
No trabalho de pesquisa concluimos que os Ciganos do Grupo Calon que aportaram na cidade de Florânia e matricularam seus filhos na Escola Municipal Domingas Francelina das Neves em busca do conhecimento sistematizado historicamente para o acesso aos meios de comunicação, serviços e bens materiais de pleno usufruto dos não ciganos, como a conta bancária, o talonário de cheques, o cartão de Crédito; o manuseio do telefone celular, a carteira de habilitação, os documentos necessários à cidadania, enfim, aos bens materiais produzidos na sociedade.
|
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. |
Palavras-chave: Escola, Diversidade, Etnia. |