62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O ENSINO DA PEDOLOGIA E SUAS PRÁTICAS LABORATORIAIS
Ana Beatriz Câmara Maciel 1
Zuleide Maria Carvalho Lima 1
1. Departamento de Geografia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:

A disciplina de Pedologia é oferecida nos semestres ímpares para as turmas de Licenciatura (Noturno) e Bacharelado (Matutino) em Geografia, com 40 vagas, respectivamente, as quais foram aumentadas nos últimos semestres para atender a grande procura. Vale ressalta que alunos de geologia estão procurando a disciplina como forma de ampliarem seus horizontes, uma vez que para os mesmos essa disciplina é complementar. Mostrando assim a grande demanda de alunos que precisão cursar a disciplina de Pedologia e conseqüentemente a necessidade de um monitor para auxiliar nas aulas práticas bem como no atendimento individual ou em grupo dos alunos, para dirimir as dúvidas que por ventura venha a surgir. Os objetivos do projeto de iniciação à docência são: despertar no aluno monitor e nos demais alunos o interesse pelas atividades didáticas e docentes em função da maior motivação que a disciplina venha a provocar; tornar o aluno mais participativo, dando ao mesmo a possibilidade de dirimir as suas dúvidas com um colega de curso; aprimorar as habilidades didático-pedagógicas do aluno monitor, em especial, no que se refere à temática da disciplina; fazer a ligação entre os alunos e o professor visando à melhoria da metodologia utilizada; trazer novas metodologias de ensino e aprendizagem. Por ter um caráter prático, está disciplina exigem um tempo maior na elaboração de atividades laboratoriais e de campo, a qual pode ser equacionada com o auxílio de um monitor.

METODOLOGIA:

A metodologia que esta sendo utilizada no projeto de Iniciação à Docência são:  tentar  envolver  o aluno monitor em todas as atividades da disciplina, desde o planejamento até a avaliação final dos alunos; fazer uma atualização semanalmente  do conteúdo a partir de pesquisas bibliográficas e leituras direcionada para o conhecimento da Pedologia; identificação das bibliografias existentes nas bibliotecas setoriais e central da UFRN; e propor novas formas e técnicas para abordar e dinamizar os conteúdos da disciplina, utilizando os recursos disponíveis no departamento, tais como: Laboratório de Geografia Física, Laboratório de Geoprocessamento, além de outros equipamentos que auxiliam em uma melhor compreensão dos alunos e do monitor durante a disciplina.

RESULTADOS:

O projeto de iniciação à docência ainda esta sendo executado, mas já podem ser citados alguns dos resultados já constatados durante um ano e meio que esta em vigor. Observou-se que os alunos ficam mais desinibidos para fazerem seus questionamentos e dirimir suas dúvidas com o monitor, uma vez que o mesmo ainda é um aluno da graduação e que está no mesmo patamar que eles. Diante disso, os alunos que estão cursando a disciplina sentem-se mais à vontade de retirar suas dúvidas e dá suas opiniões e/ou sugestões para o monitor do que para a professor(a), pois muitos deles se sentem tímidos para fazerem isso, pois acham que o professor pode "ficar" marcando o aluno pelo fato do mesmo sugerir algo ou até mesmo fazer perguntas.

CONCLUSÃO:

O projeto tem contribuído bastante para a formação acadêmica dos monitores, pois estar possibilitando a ampliação dos conhecimentos a cerca de Pedologia, e de áreas correlatas e das novas práticas didático-pedagógicas. Buscando por novas metodologias de ensino-aprendizagem e se utilizando do Laboratório de Geografia Física e demais laboratórios, dando auxilio nas atividades práticas (práticas laboratoriais) da disciplina. Todas as atividades desenvolvidas durante todo o ano (de 2008 e primeiro semestre de 2010) tiveram o intuito de atender aos objetivos do projeto na tentativa de aprimorar as habilidades didático-pedagógicas do monitor para que este realizasse melhor suas atividades referentes à temática da disciplina em questão, e ser um elo entre os alunos e o professor, visando à melhoria do ensino-aprendizagem, além também de estar em constante aprendizado nos laboratórios do departamento de Geografia da UFRN.

Palavras-chave: Pedologia, Monitoria, Práticas laboratoriais.