62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
CONSTRUÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: UM EXERCÍCIO PARA DIVULGAÇÃO DAS INOVAÇÕES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA
Elineí Araújo-de-Almeida 1
Waleska Isabelle Tomaz dos Santos Barros 2
Maria Vitória Élida Nascimento 3
Leonardo Oliveira Da Silva 3
Roberto Lima Santos 4
Márcia Gorette Lima da Silva 2
1. DBEZ-CB e Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN
2. Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN
3. Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA - UFRN
4. Depto Botânica, Ecologia e Zoologia - CB - UFRN
INTRODUÇÃO:
Comumente têm sido encontradas muitas publicações de relatos de experiências positivas sobre estratégias de ensino aplicadas na sala de aula. Estes relatos, quando contextualizados com referenciais teóricos que refletem a direção de ensino adotado, tornam-se um importante produto para uma divulgação acadêmica. É reconhecido pela pesquisa (auto)biográfica, que as experiências pedagógicas quando documentadas e refletidas constituem-se um instrumento de relevância singular que permitem reconstruir, tornar públicos e promover interpretações dos sentidos e significações que os docentes produzem e põem em jogo quando escrevem, lêem, refletem e conversam, sobre suas práticas educativas. Nesse sentido, as narrativas produzidas se diferenciam entre si e são únicas num processo formativo, porque se assentam na transação entre diversas experiências e aprendizagens individual/coletiva. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância da produção de relatos de experiências vivenciados no percurso da aprendizagem explorando o estudo dos animais invertebrados, na perspectiva da construção de conhecimentos como ferramenta de aprendizagem e divulgação acadêmica.
METODOLOGIA:
Para construção dos conhecimentos zoológicos numa perspectiva inovadora, e posterior elaboração de um relato de experiência, conteúdos conceituais foram explanados e se abordou sobre dinâmicas de aprendizagem, colocando exemplos de trabalhos desenvolvidos nesse contexto. Foi mostrada a importância da construção das narrativas acadêmicas, especialmente objetivando uma publicação em fontes de divulgação científica. Falou-se acerca das dimensões do ensino numa abordagem construtivista, envolvendo, "mobilização do conhecimento", "construção do conhecimento" e "elaboração de síntese". Essa estratégia foi aplicada para alunos de dois turnos (diurno e noturno) recém ingressos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante os anos de 2008 e 2009. A cada semestre, foi desenvolvida uma seqüência didática diferenciada para estudo do tema Invertebrados (um dos conteúdos da disciplina Biodiversidade I). Foi solicitada aos estudantes (em grupos), a realização de um seminário sobre um táxon invertebrado (ou em alguns casos, mais de um táxon) acrescido de elemento adicional para despertar o interesse dos colegas. Foram disponibilizadas algumas escolhas: uma atividade lúdica, uma pesquisa teórica sobre o estudo ou uma investigação de campo.
RESULTADOS:
O resultado final (fase de síntese) advindo do estudo de táxons invertebrados (Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Cycloneuralia e Gnathifera), com as interações didáticas, foi o desenvolvimento, por parte dos alunos, de 58 trabalhos referentes às narrativas, explorando elementos lúdicos, pesquisa teórica específica em algum conteúdo dentro da temática de pesquisa ou investigação de campo. Destes relatos, 25 foram produzidos no ano de 2008 e 32 destes, foram desenvolvidos no ano de 2009. A maioria optou pela inserção da temática lúdica, e quando se desenvolveu outras didáticas, algum jogo foi colocado na apresentação. Alguns destes trabalhos foram publicados em eventos científicos de várias categorias, entre elas, local (I Seminário sobre Biodiversidade do DBEZ - Natal/RN, 2008), regional (I Congresso Nordestino de Biólogos - João Pessoa/PB, 2009) e nacional (IX Congresso de Ecologia do Brasil - São Lourenço/MG, 2009). Isso demonstrou uma direção para se exercitar outras formas de aprender os conteúdos e enriquecer a experiência, aumentado a responsabilidade, a autonomia e o comprometimento com a própria formação acadêmica constituída na experiência de inúmeras decisões.
CONCLUSÃO:
Esse tipo de produção de conhecimentos e publicação das idéias desenvolvidas em sala de aula é importante para se ter um registro de uma atividade acadêmica que servirá como documento de práticas que valorizam as impressões que vão acontecendo no percurso da aprendizagem. Sendo assim, úteis como documentos biográficos articulados ao processo de reflexão sobre a prática, definidos como uma imersão consciente do ser humano no mundo da sua experiência. Também se constata com esse exercício que, a participação efetiva dos estudantes, não ameaça, em hipótese alguma, a qualidade do trabalho desenvolvido. Mas, pelo contrário, o envolvimento dos alunos de graduação com o processo de ensino enriquece ainda mais a aprendizagem demandando um amadurecimento destes no sentido de compreender que, em nível de Ensino Superior embora ainda seja marcado pelo conteudismo e pela avaliação pontual, deve ser assumida por eles a dimensão da auto-formação.
Instituição de Fomento: PROGRAD - UFRN
Palavras-chave: Construção de conhecimentos, Procedimentos metodológicos, Narrativas reflexivas.