62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 4. Antropologia Rural
HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS DO PIUM: UM DOCUMENTÁRIO.
Fidel Dantas Diniz 1
Julie Antoinette Cavignac 2, 1
Louise Caroline Gomes Branco 1
Renato Maia 1
Agnaldo Lopes Tavares 2
1. Departamento de Antropologia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Riograndenses/NCCEN
INTRODUÇÃO:
"Histórias de Famílias de Pium" é um desdobramento do projeto de extensão "Tapera: em busca dos lugares de memória" iniciado em 2001 que visa debater questões ligadas à memória, ao patrimônio, à tradição e à etnicidade, centrando suas atenções no RN. Nasce com a proposta de documentar os diferentes registros orais do passado de Pium, povoado pertencente aos municípios de Parnamirim e de Nísia Floresta, na grande Natal (RN). Diante da carência de ações culturais que visem à divulgação, a valorização histórico-cultural do passado do litoral canavieiro e das populações locais, o projeto almeja dar maior importância e visibilidade a uma história contada por seus moradores. O principal objetivo da pesquisa é registrar a memória local e a visão dos moradores sobre o lugar: a história do grupo, sua formação, os laços de parentesco existentes, as atividades produtivas (agricultura, a importância do rio e da mata), as formas de lazer (festa de Santa Luzia, danças, a feirinha) e as mudanças ocorridas com a urbanização da área. Os integrantes do Núcleo Câmara Cascudo (NCCEN) e alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte elaboraram um documentário em 2009, apresentando os resultados da pesquisa.
METODOLOGIA:
O projeto "Pium, histórias de famílias" propõe o registro do passado e a análise da realidade sócio-cultural de uma pequena cidade situada a vinte quilômetros da capital do Rio Grande do Norte; o litoral detém um rico passado colonial cuja historia das populações nativas (índios e escravos) ainda está por ser escrita. Num primeiro momento, foi feito um levantamento documental (fotografias, jornais e revistas) e uma série de entrevistas preparatórias que ajudaram a entender a formação e a evolução da cidade, a configuração das famílias e seu cotidiano. A pesquisa de campo, realizada ao longo do primeiro semestre de 2008 por alunos do curso de Ciências Sociais, com enfoque nas genealogias de cada grupo doméstico - segundo os métodos dos estudos de parentesco -, foi realizada simultaneamente com registros fotográficos e fílmicos. As falas foram integradas numa narrativa elaborada a partir dos discursos coletados, tendo como foco a família e as atividades econômicas e de lazer. O registro da memória oral feito junto com imagens possibilita devolver os resultados da pesquisa para os interessados e visa incentivar a reflexão sobre a realidade local.
RESULTADOS:
As genealogias reconstituídas através dos depoimentos orais das famílias mais antigas de Pium mostram que nossos interlocutores mantêm fortes laços de parentesco e de inter-conhecimento apesar das mudanças ocorridas na ultima década, com o fim da colônia agrícola, a urbanização da área, o turismo e a chegada de novos moradores oriundos da cidade (Natal). Foram analisadas trajetórias de mães: são elas que detêm a memória de Pium e refletem sobre suas experiências passadas ao falar das suas famílias. De fato, destacamos a importância das mulheres na transmissão do conhecimento tradicional: informam sobre eventos, personagens e lugares de referência para a história da comunidade (igreja, escola, casa de farinha), as atividades produtivas (pesca, agricultura, colheita de frutas, etc.) e as manifestações culturais que hoje estão sendo reativadas. Assim, os dramas, as cirandas, a quadrilha de São João e o forró são dançados no Clube das mães, lugar de sociabilidade das pessoas mais idosas. De fato, essas expressões culturais que hoje são apresentadas para as novas gerações e são mais valorizadas, inclusive por agentes externos à comunidade, aparecem centrais na transmissão de um passado esquecido e na superação de dificuldades encontradas atualmente pela população local.
CONCLUSÃO:
Entre as memórias familiares coletadas, a voz das mulheres se destaca: as mães detêm a lembrança do passado, sustentam o grupo doméstico e expressam os sentimentos relativos à mudança vivida no cotidiano. As mães relatam um mal estar em relação à perda do controle do território pelo grupo e às transformações ocorridas, sobretudo as relativas à poluição do rio, à violência e à explosão urbana. Ao mesmo tempo em que alerta para a importância da memória oral na transmissão dos saberes tradicionais, o documentário possibilita o registro dos discursos nativos relativos a uma situação vivida no presente. A apresentação didática da história de Pium e o relato da vida dos moradores visam sensibilizar a população local, em particular os jovens, para a importância da manutenção dos valores do grupo, a transmissão da cultura e dos conhecimentos autóctones relativos à natureza. Desde 2005, os resultados das pesquisas realizadas no local vêm sendo apresentados em uma exposição itinerante e agora no documentário que foi divulgado em Pium. Esses resultados serão disponibilizados no site do Tapera (www.cchla.ufrn.br/tapera).
Instituição de Fomento: UFRN - NCCEN, PROEX (em parceria com a OTE e VU)
Palavras-chave: Memória, Mudança social, Saberes Locais.