62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
UM ESTUDO SOBRE O BEM-ESTAR SUBJETIVO DE UNIVERSITÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR NOS MUNICÍPIOS DE HUMAITÁ E APUÍ - REGIÃO SUL DO AMAZONAS
Rebeka da Silva Aguiar 1
Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas 1
Elaine Loeblin 1
Maria Gema Guacebe da Almeida 2
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Faculdade Teológica do Pará
INTRODUÇÃO:
Do ponto de vista psicológico, as emoções como alegria, medo, ansiedade, ira, enquanto reações emocionais básicas que ocorrem em todo o indivíduo de qualquer cultura exercem um papel crucial no bem-estar psicológico dos indivíduos, na comunicação e na interação social, bem como estão intimamente relacionadas com a dicotomia saúde - doença. Este trabalho realizado ao abrigo do projeto de iniciação científica (PIB-H005-FAPEAM-09/10) aprovado pelo CEP/UFAM com CAAE no 0071.0.115.000-09 tem como objetivo diagnosticar o bem-estar subjetivo de estudantes do ensino superior do Amazonas. O bem-estar subjetivo é o campo da ciência e do comportamento que procura compreender os aspectos das avaliações afetivas e cognitivas que os indivíduos fazem de suas vidas. A relevância desta pesquisa se justifica por ser um assunto inerente a todos os indivíduos, independentemente, de classe social e escolaridade, pois, segundo a literatura especializada o homem reage conforme seu bem-estar, sendo determinado por emoções positivas ou negativas. Por isso, a partir desta investigação no âmbito educacional foi possível conhecer o bem-estar subjetivo dos estudantes aportando informações para o serviço de orientação educativa universitária.
METODOLOGIA:
A amostra que sustenta as informações apresentadas neste estudo é constituída por 152 acadêmicos, matriculados nos cursos de graduação ofertados pela UFAM e UEA nos municípios de Humaitá e Apuí. Para este estudo foi utilizado o Questionário PANAS (Positive and Negative Affect Schelude) - Afetividade positiva e afetividade negativa (Diener et al, 1999), adaptado com autorização por Mascarenhas, 2008. O instrumento utilizado compreende um total de 22 itens, sendo 11 medindo emoções positivas e 11 emoções negativas, organizados numa escala liket de 5 pontos 1. Muito pouco ou nada. 2. Um pouco. 3. Assim, assim. 4. Muito. 5. Muitíssimo. Na folha de repostas solicitavam algumas variáveis de identificação, tais como: curso, sexo, idade e rendimento médio. Para a consecução da amostra foi utilizado o horário de aula dos estudantes que participaram voluntariamente da pesquisa, sendo garantido o anonimato. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2009 pela bolsista, e o tempo previsto de conclusão do questionário pelos participantes variou de 15 a 20 minutos. Com o apoio do programa SPSS, versão 15.0, os dados foram processados e analisados pela bolsista com orientação da orientadora, observando os princípios epistemológicos da área e objetivos da pesquisa.
RESULTADOS:
Da análise descritiva dos dados foram apurados os seguintes resultados: item 12 Atento (M = 3,76; DP 4,92); item 19 Ativo, (M=3,00; DP1, 25); item 1 Interessado, (M = 3,73; DP,93); item 3 Estimulado, (M=3,40; DP1,08); item 5 Forte, (M=3,49; DP1,13); item 14 Inspirado, (M=3,28; DP1,14); item 17 Atencioso, (M=3,64; DP1,08); item 8 Hostil (inimigo), (M=1,71; DP1,07) e o item 18 Agitado, (M=2,67; DP1,35). Dos oito itens destacados seis se referem a emoções positivas e dois a emoções negativas medidas pela escala PANAS. As emoções positivas identificadas com médias elevadas são favoráveis ao processo estudo-aprendizagem que requerem do estudante comportamentos como: atenção, concentração, estímulo e pró-atividade dentre outros. Já as emoções consideradas negativas registram médias baixas. A totalidade dos dados sugere que os participantes registrem perfil favorável de bem-estar subjetivo.
CONCLUSÃO:
Nesta investigação de iniciação científica verifica-se que o bem-estar subjetivo dos estudantes universitários do município de Humaitá e Apuí, sul do Amazonas é satisfatório. Os resultados obtidos evidenciaram que tanto as médias das emoções positivas quanto das emoções negativas são aceitáveis. Considerando que nas instruções da PANAS se fazia referência às emoções sentidas durante as aulas da última semana, os resultados aqui apresentados sugerem que, no global, os estudantes de ambos os sexos tendem a experimentar emoções equivalentes às de outros participantes de outras pesquisas situadas em diferentes contextos geográficos e culturais. Dadas as características e limitações da amostra, os resultados não podem ser generalizados. Por outro lado, a relevância da temática para a compreensão das variáveis interferentes no desempenho acadêmico do ensino superior recomenda que outros estudos possam ser desenvolvidos com o propósito de apoiar o fortalecimento da base de informações conceituais com sustentação empírica que favoreçam o trabalho das equipes de orientação educativa neste domínio.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Bem-estar subjetivo, Orientação Educativa de Universitários, Avaliação Psicológica.